Santa Casa Prudente investe em ações de Humanização para os usuários 

6 votos

Santa Casa Presidente Prudente – Foto: Divulgação

A humanização é um assunto cada vez mais em alta, especialmente no ambiente hospitalar. Pesquisas mostram o impacto positivo no tratamento dos pacientes quando são implementadas ações de humanização.

Ciente desses impactos, a Santa Casa de Presidente Prudente investe em ações de humanização que vão além do convencional ou esperado. Com uma equipe multidisciplinar atenta às necessidades individuais dos pacientes e uma administração disposta a colocar essas ações em prática, o hospital se destaca na região.

A equipe multiprofissional do hospital, composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos clínicos, além da ouvidoria e do setor de humanização, monitora todos os pacientes, especialmente os de longa permanência, com o objetivo de identificar as necessidades individuais de cada um e proporcionar um ambiente mais agradável e próximo de sua realidade.

 

Visita Inesperada

Clara recebeu a visita do seu animal de estimação enquanto aguardava vaga para tratamento de hemodiálise – Foto: Santa Casa Prudente

Pacientes com insuficiência renal crônica que necessitam de serviços de hemodiálise precisam aguardar internados no hospital até que surja uma vaga para iniciar o tratamento. Caso contrário, o paciente sai da lista de espera e perde a vaga. Essa espera pode durar dias ou meses, exigindo ações das instituições de saúde que aproximem o paciente da sua realidade através dos laços com família e amigos.

Foi nessas circunstâncias que a paciente Clara Oliveira Legramandi, 69 anos, da cidade de Pirapozinho-SP, vivenciou uma visita inesperada após 48 dias de internação.

Com uma articulação cuidadosa da equipe multidisciplinar, atendendo a um pedido da paciente, o hospital organizou a visita de seu animal de estimação, Max.

“Eu estava muito triste, vivia perguntando do Max”, disse Clara. 

A equipe levou a paciente com a desculpa de sair para um banho de sol e a surpreendeu com a visita do pequeno Max, seu cachorro de estimação.

 

Clara recebeu a visita do seu animal de estimação enquanto aguardava vaga para tratamento de hemodiálise – Foto: Santa Casa Prudente

 

“Eu fiquei tão feliz, até esqueci que estava doente! Achei que ele não ia me reconhecer, mas ele me reconheceu na hora!” 

Segundo o esposo de Clara, Aparecido de Jesus Legramandi, que a acompanhou durante todo o período de internação, “Após a visita do Max, percebi que ela ficou mais otimista e feliz. Acredito que os animais de estimação têm o poder de fazer a diferença no tratamento dos pacientes.” 

Clara permaneceu internada por mais alguns dias até ser chamada pelo serviço de hemodiálise e receber alta.

Clara recebeu a visita do seu animal de estimação enquanto aguardava vaga para tratamento de hemodiálise – Foto: Santa Casa Prudente

Entendemos que a humanização é uma peça fundamental em nosso compromisso com o cuidado integral. Nesse contexto, a visita de animais de estimação é uma das diversas iniciativas oferecidas aos nossos pacientes. Esses laços afetivos são poderosos aliados no processo de recuperação e bem-estar de cada indivíduo sob nossos cuidados. Avaliando cada caso de forma minuciosa, nossa equipe assegura que a experiência seja sempre positiva e segura, respeitando a vontade e as necessidades específicas de cada paciente. Isso nos permite proporcionar um ambiente onde o conforto e a qualidade do atendimento são prioridades indiscutíveis.

Bianca Kuroce Manzini, coordenadora da equipe multiprofissional, explica que os pacientes são mais que portadores de doenças, são pessoas, com valores, crenças, história de vida, temores, necessidades e anseios, e tudo isso não pode passar despercebido na hospitalização. É preciso ouvir, acolher e apoiar os pacientes e sua família, é uma construção coletiva do cuidado.  A empatia e humanização elevam a qualidade de assistência à saúde e impactam muitas vidas. 

 

Corte Solidário

A cada quinze dias, uma voluntária visita o hospital para oferecer serviços de corte de cabelo e unhas aos pacientes de longa permanência atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um levantamento dos pacientes interessados nesses serviços é realizado um dia antes pelo departamento de humanização do hospital. O projeto visa proporcionar um momento de cuidado pessoal que vai além dos tratamentos médicos. Os pacientes têm a oportunidade de cuidar de sua aparência, sentir-se bem consigo mesmos e recuperar um pouco do seu senso de normalidade em um ambiente hospitalar.

Voluntária realiza corte de cabelo e unhas em pacientes de longa permanência – Foto: Divulgação

 

Visitas Religiosas

A relação entre religiosidade-espiritualidade e a saúde física e mental adquire maior importância para pacientes internados em um hospital. Pensando nisso, voluntários de igrejas católicas e evangélicas visitam a instituição diariamente em busca de pacientes e familiares que desejam um momento de oração. Caso seja desejo do paciente e autorizado pela equipe médica, o paciente pode ser levado a uma capela dentro do próprio hospital.

Para Andréia Fabiana Luna, analista de humanização, o papel do nosso hospital é atender às necessidades e desejos firmados no cuidado centrado no paciente. O respeito aos valores, crenças e bem-estar religioso-espiritual também fazem parte das nossas políticas de humanização. E essas ações ofertadas pela instituição demonstram ao nosso paciente: hospitalidade, empatia, respeito e compaixão.

Aproximadamente 2.500 pacientes são impactados todos os meses por essa ação.

 

Aniversariantes

Essa ação conta com a tecnologia como aliada, uma vez que todo o sistema de prontuário do paciente é informatizado, permitindo que a equipe multiprofissional seja notificada sobre os aniversariantes internados na unidade. A partir desse momento, a nutricionista é acionada para avaliar a dieta do paciente e a possibilidade de produzir algo especial para a data. As equipes se articulam e organizam uma surpresa com bolo e muita alegria.

Em casos em que o paciente está impossibilitado de ingerir alimentos, um “bolo fake” é levado para simbolizar o momento.

Maria foi surpreendida pela equipe em seu aniversário de 64 anos – Foto: Santa Casa Prudente

 

Comunicação Alternativa nas UTI

Estratégias de facilitação de comunicação são adotadas para todos os pacientes que apresentam alguma dificuldade na fala, sejam pacientes traqueostomizados ou com deficiência auditiva. Uma placa indicativa com desenhos é utilizada para que o paciente possa expressar seus sentimentos e necessidades.

“A comunicação alternativa é uma ferramenta muito potente, ajuda superar barreiras de comunicação, além de promover a autonomia, inclusão no cuidado e bem-estar para o paciente.”, enfatiza Bianca. 

 

Visita Ampliada

A Visita Ampliada ou Aberta, como é conhecida, é uma proposta da Política Nacional de Humanização (PNH) cujo objetivo é ampliar o acesso dos visitantes às unidades de internação, garantindo o elo entre o paciente, sua rede social e os diversos serviços da rede de saúde, mantendo latente o projeto de vida do paciente. A Santa Casa de Presidente Prudente atende às recomendações da PNH e possui horários ampliados possibilitando um acesso maior dos familiares com os internados tanto nas clínicas como nas Unidades de Terapia Intensiva.

A paciente Julia internada na UTI foi beneficiada com a visita ampliada podendo ficar mais tempo com os familiares – Foto: Santa Casa Prudente

 

Vídeo Chamada

O recurso de videochamadas para pacientes internados foi potencializado durante a pandemia de Covid-19, quando familiares e pacientes não podiam ter contato. Nesse período, a Santa Casa de Presidente Prudente investiu na aquisição de equipamentos como tablets e celulares e criou um protocolo de utilização para aproximar os pacientes de seus entes queridos.

Com o fim da pandemia e de suas restrições, o hospital manteve o protocolo, agora destinado a pacientes com doenças infectocontagiosas, dificuldades sociais ou de distância. O protocolo prevê a real vontade do paciente em realizar esse tipo de interação, preservando os profissionais, o ambiente hospitalar e outros pacientes.

Equipes intermediam ligações por vídeo chamada entre pacientes e familiares – Foto: Santa Casa Prudente

As ações de humanização no ambiente hospitalar são fundamentais para transformar a experiência dos pacientes durante o tratamento. Ao considerar as necessidades emocionais, sociais e psicológicas dos pacientes, o hospital consegue criar um ambiente mais acolhedor e favorável à recuperação.

Além disso, essas iniciativas reforçam o compromisso da instituição de saúde com a dignidade e o bem-estar de cada paciente. A Santa Casa de Presidente Prudente, ao investir nessas ações, estabelece um modelo de cuidado que valoriza o ser humano em todas as suas dimensões, promovendo uma recuperação mais eficiente e humanizada.

Convidamos a todos a acompanhar de perto as inovações e os avanços na Santa Casa Presidente Prudente através das nossas redes sociais. Estamos comprometidos em oferecer uma experiência completa e de alta qualidade, porque sua saúde merece o melhor cuidado.