Saúde Coletiva: compartilhando a experiência de estudantes de graduação da UFSCar
Durante o período letivo de junho a setembro de 2022, primeiro semestre de retorno à modalidade presencial das disciplinas teóricas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em decorrência da pandemia de COVID-19, os(as) estudantes de graduação em Terapia Ocupacional, em conjunto com outros cursos de diversas áreas, tiveram contato com a disciplina de Saúde Coletiva, ministrada pela professora Aline Moura. Esta área do conhecimento evidenciou os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como seu funcionamento, seus limites e potencialidades, sua importância no contexto pandêmico e, principalmente, seu papel fundamental em nossas vidas, uma vez que, TODOS nós somos usuários do SUS!
Para os(as) estudantes da graduação em Terapia Ocupacional na UFSCar, em especial, percebe-se na prática o quanto o período de isolamento social impactou na volta às atividades presenciais. Os mesmos relataram o cansaço físico e mental associado a inúmeros fatores, especialmente a sobrecarga acadêmica e ao retorno presencial, muitas vezes, distante do núcleo familiar. Nesse sentido, a disciplina de Saúde Coletiva tornou-se um espaço coletivo de construção e acolhimento para observarmos estas demandas sob as lentes da Saúde Coletiva, incluindo do Planejamento em Saúde, tópico bastante discutido, que nos mostrou a complexidade de pensar em saúde.
A partir dos assuntos abordados ao longo da disciplina, o trabalho final consistiu na elaboração e postagem de vídeos com temáticas diferenciadas, que abordassem políticas públicas e o SUS relacionado à determinadas populações, com o objetivo de divulgar as principais políticas e redes temáticas de atenção à saúde do SUS, fortalecendo a saúde como um direito. Como exemplo, temos alguns títulos dos vídeos produzidos:
Saúde mental para além do diagnóstico
Saúde da Criança no SUS: O que é a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança?
Saúde da Mulher na Saúde Coletiva
A população LGBTQIA+ e a Política Nacional de Atenção à Saúde
Saúde da pessoa com deficiência e o SUS
Existe direito à saúde no sistema prisional?
A população indígena e o SUS: contextos, demandas e políticas públicas
Saúde da população negra ou saúde da população?
Estes vídeos compuseram a IV Mostra de Experiências em Terapia Ocupacional na Saúde Coletiva e Atenção Básica em Saúde e reunidos nesta playlist:
https://youtube.com/playlist?list=PLbpuHC4MuLcRb1f0S5zcMx1dk9sfHKbEf
Por fim, salientamos o impacto significativo da Saúde Coletiva em nossa formação profissional e reiteramos o papel indiscutível do SUS que, na pandemia teve suas ações potencializadas, mas ressalta sua importância e necessidade cotidianamente.
Texto produzido pelas estudantes de Terapia Ocupacional:
Giovana Coler Fuentes e Vitória Gonzales Martins
com apoio de Aline Moura
Por patrinutri
Cara Aline, obrigada por compartilhar conosco esta experiência tão rica e realista, pois vemos que em muitos cantos do Brasil esta realidade do isolamento, distanciamento físico, afetou a vida de cada pessoa de modos diferentes, ao mesmo tempo danoso.
Pensar no espaço acadêmico como espaço de acolhimento é muita humanização transversalizada nos espaços da vida e nos sujeitos que vivenciam a experiência. E, ao mesmo tempo, mostrar como o SUS em sua amplitude tem potencial para atender a estas demandas e muitas outras, é conectar ensino e saúde, promover saúde sem negar a existência das doenças e do potencial de resiliência e cura produzida pelo coletivo.
E, ao final, fazer desta vivência uma mostra de experiências e produções audiovusuais é um verdadeiro presente!
Obrigada por compartilhar conosco! Me senti acolhida, incluida e aprendi muito com vocês!
AbraSUS
Patrícia, Blumenau SC