O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS/Icict/FIOCRUZ se solidariza com parentes, amigos, ex-alunos, trabalhadores, militantes da Saúde que tiveram o prazer de conviver e aprender com professora e pesquisadora Madel Therezinha Luz, referência nacional em Saúde Coletiva, professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da UFF, e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com passagens pela UERJ e a UFRJ, falecida na segunda-feira, 02 de fevereiro de 2026.
A professora Madel Luz esteve no PPGICS, como convidada, em duas ocasiões. A primeira, em 2013, quando deu a aula aberta “(Des)Caminhos das Ciências Sociais na(da) Saúde”, para a disciplina “Seminários interdisciplinares de Pesquisa I”, ministrada pelo professor André Ferreira Neto.
Nela, a professora abordou a complexidade do campo da Saúde Coletiva, sob “três paradigmas (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdiciplinaridade), construídos, em termos de saberes e práticas, ao longo de um período histórico de cerca de dois séculos (primeira metade do século XIX ao século XX)”. Segundo Madel Luz, “essa complexidade se traduz também na profusão de disciplinas que compõem o campo, oriundas tanto das biociências, quanto de ciências da área de humanas e ambientais”.
Quatro anos depois, convidada pelos alunos e docentes do Programa, Madel Luz participou da 1ª Jornada Discente do PPGICS, como uma das debatedoras do 5º Seminário Avançado de Pesquisa, na palestra “Ciência, política e sociedade: os nós e os outros na pesquisa em saúde”, .
Com mediação do professor Wilson Borges e ao lado de Maria Luisa Sandoval Schmidt, professora do Instituto de Psicologia da USP; Maria do Socorro de Souza, ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde e pesquisadora em Saúde Pública da Fiocruz Brasília, Madel Luz, com seu bom humor habitual, falou sobre a importância do sujeito e a necessidade da interlocução dos saberes. A professora também estimulou os presentes a refletirem sobre quais eram as prioridades de estudo, sejam nas disciplinas e nas pesquisas.
Luz enfatizou o papel do pesquisador, destacando a diferença entre a política e a prática política: “Como nós nos posicionamos como sujeitos?”. A professora também levantou um desafio a todos os presentes: “Como vamos conseguir que as pessoas percebam que o discurso da população que é atendida nos serviços de saúde – ‘eu quero ter esse tipo de tratamento’, ‘farei outro tipo de tratamento’, por exemplo, que isto seja reconhecido? Por que nessa país não pode ser isso?”, questionou.
Madel Therezinha Luz também foi fundadora do grupo de Racionalidades Médicas em Saúde e teve papel central na construção da política nacional das PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) no SUS, deixando o seu legado para o pensamento crítico e humanizado em saúde.

Assista aqui o vídeo de Madel Luz no PPGICS
Ciências sociais e saúde sob a ótica da interdisciplinaridade
Jornada do PPGICS trouxe debates sobre conhecimento, informação e pesquisa
Foto: ObservaPics