Finalizando a disciplina de informática aplicada a saúde a turma técnico de enfermagem do centro educacional Idete, em Crateús se reuniu para discutir as condições de saúde e os hábitos dos estudantes no pais.
Vimos como essencial a proteção a saúde mental desses estudantes. Um dos fatores relevantes que causou grande impacto na saúde mental nos últimos anos foi a pandemia de covid 19. Segundo estudo realizado pela Inteligência em pesquisa e consultoria (Ipec ), com quase 2 mil pessoas em cinco estados brasileiros, durante a pandemia metade dos jovens sentiu impacto na saúde mental. Segundo o estudo, 39% das pessoas na faixa etária de 18 a 24 anos disse que a saúde mental ficou ruim no período e 11% responderam que ficou muito ruim. na amostra total 5% disseram que a saúde mental está muito ruim, e 25% ruim, totalizando 30%.
Diante dos dados, concluímos que é muito importante que as escolas disponibilizem serviços de apoio como psicólogos, grupos de conversas e conscientização dos cuidados de prevenção e proteção dentro e fora das instituições de ensino.
Por Raphael
Olá Antônia,
Bem-vinda a RedeHumanizaSUS!
A saúde mental dos estudantes é muito importante no contexto de retorno ás aulas presenciais, nessa fase onde a vacinação da Covid-19 já alcança a maioria da população.
Sabemos que muitas redes de ensino não dispõe de profissionais da Psicologia para que estes, promovam grupos de apoio aos alunos, nesse sentido a articulação intersetorial com a saúde é uma estratégia importante.
AbraSUS!
Raphael