Olá, caras e caros colegas da Rede humanizaSUS.
Segue o relato de um trabalho desenvolvido por alunos do 4º período do curso de Psicologia, da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, como atividade para a disciplina de Psicologia da Saúde II.
Um grupo de 10 estudantes foi desafiado a transmitir, para os demais colegas de turma, informações a respeito das ações de Saúde no Sistema Prisional, fazendo-o de forma inovadora e criativa, visando sensibilizar a todos e fomentar discussões sobre o fazer da psicologia, neste contexto.
Para isto, os integrantes se reuniram e optaram por produzir um “video aula animado”, a partir de informações contidas em publicações de periódicos, documentos do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Psicologia, bem como fornecidas por pessoas com experiência de atuação no sistema prisional. Por meios destes, conhecemos as diretrizes e leis que compõem este sistema, assim como a realidade a respeito da saúde das pessoas em situação de encarceramento.
A partir do relato de um colega de curso, que está no último ano e realiza seu estágio de Avaliação Psicológica dentro da Penitenciária Estadual de Dourados, no Mato Grosso do Sul, foi possível refletir sobre a importância da inserção da psicologia no âmbito da assistência e cuidado à saúde de pessoas encarceradas, de modo a considerar todo o contexto sócio-histórico e familiar que atravessa suas trajetórias de vida e a produção de suas subjetividades.
Através do referencial teórico, pode-se compreender que a situação carcerária requer maior atenção e profissionais que assumam um posicionamento ético-político em prol da luta pelos Direitos Humanos, garantidos pela constituição de 1988 e acordos internacionais.
Para o processo de criação do vídeo, o grupo socializou ideias, dúvidas, dados e informações gerais, que contribuíram muito para a formação e configuração de um olhar sensível para as marginalizações e violências que atingem a população encarcerada, afetando seus processos de saúde e doença.
O vídeo feito como produto final para a intervenção proposta, foi apresentado ao restante da turma no dia 08/11/2019 e está disponível no link abaixo:
Acadêmicos envolvidos no Trabalho: Ada Oliveira; Ana Laura Saab; Beatrizi Frandsen; Bruna Moraes; Emanuelle Alves; Isadora Caldato; Felipe Perpetuo; Gabriel Shiromoto; Kyara Gradini e Tawana Mirelle