Sespa apoia ação solidária de cirurgias em crianças com deformidades nas mãos
Nos dias 17 e 18 de agosto, Belém recebe um mutirão de cirurgias que representa um marco para a saúde infantil no Pará. A iniciativa vai beneficiar cerca de 20 crianças com deformidades congênitas nas mãos, vindas tanto da capital quanto de municípios do interior. A ação é organizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) e o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR).
Antes das cirurgias, no sábado (16), as crianças e seus familiares foram recebidos no CIIR em um ambiente pensado para gerar confiança e segurança. Atividades lúdicas, espaço para registros fotográficos e a apresentação da equipe de profissionais proporcionaram um acolhimento diferenciado, fundamental para reduzir a ansiedade e fortalecer o vínculo entre pacientes e profissionais.
Além disso, os pequenos passaram por avaliações multiprofissionais na própria unidade, garantindo que todos os procedimentos fossem realizados com segurança e excelência.
As cirurgias estão ocorrendo no bloco cirúrgico do HRAS, com a participação de uma força-tarefa formada por três especialistas internacionais, sete cirurgiões de outros estados brasileiros, quatro médicos paraenses e três residentes. Segundo o cirurgião paraense Rui Barros, responsável técnico da ação, essa já é a terceira edição e o diferencial em relação as anteriores é o nível de complexidade.
“Nas ações anteriores realizamos cirurgias de pequena e médica complexidade, desta vez os casos são de alta complexidade e as cirurgias foram cuidadosamente planejadas. E o acompanhamento pós-operatório também será essencial para garantir o sucesso do tratamento”, destacou Barros.
