


2026 será um ano difícil, de eleições, e renovação dos Conselhos de Saúde.
Precisamos ocupar os territórios digitais pela Soberania Digital nas Conferências Municipais e Conselhos de Saúde.
Não às Bigtechs!✊🏿✊🏻✊🏼
Criar Núcleos de Tecnologias para a Integralidade, a Participação Popular e o Controle Social com dispositivos que combatam os indicadores de produção do Gerencialismo Neoliberal.
A ideia da formação da SAÚDE DIGITAL para as Conferências Municipais de Saúde em 2026, inspirado no núcleo de tecnologia do MTST:
Conectividade significativa e comunitária: não basta ter acesso à internet – construímos redes populares que servem às necessidades organizativas das cozinhas solidárias e ocupações.
Formação tecnológica crítica e periférica: nossos cursos unem programação e consciência de classe, formando tecnicamente pessoas comprometidas com as lutas populares. Ensinamos microeletrônica e Python, por exemplo, tanto quanto ensinamos a ler criticamente os algoritmos que oprimem nossa gente.
Trabalho digno para além da bravata: desenvolvemos alternativas concretas à precarização, como o “Contrate Quem Luta”, que gera renda sem intermediários exploradores, mostrando que uma economia digital solidária é possível.
LINK: NÚCLEO DE TECNOLOGIA DO MTST