Tecnologias assistivas: o que existe é aplicável em políticas públicas?

6 votos

Texto e Arte: Nippis/ICICT/Fiocruz (Divulgação) 

Em 1993, Mary Pat Radabaugh, então diretora do IBM afirmou: “a tecnologia torna as coisas mais fáceis para pessoas sem deficiência. Para pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis”. Essa fala se mantém atual até os dias de hoje, principalmente em um cenário composto por mais de 17 milhões de pessoas com deficiência no Brasil.

O 24º episódio do programa Ecoar – Diálogos de Cidadania que vai ao ar dia 19 de junho (quarta-feira), às 14 horas, vai debater se as tecnologias assistivas existentes são aplicáveis em políticas públicas. Também, vai destacar quais os serviços e produtos são disponibilizados pelo poder público e como solicitá-los. Para isso, foram convidados o especialista em tecnologia assistiva Marco Pellegrini, Coordenador de Mobilidade e Transporte na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, e a terapeuta ocupacional Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza, do Laboratório de Estudos em Reabilitação e Tecnologia Assistiva do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP.

Este episódio é o primeiro a contar com o apoio do Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão do Sistema e Serviços de Saúde (PMA), que fomenta pesquisas coordenadas por servidores da Fiocruz, para potencializar a produção de conhecimento científico, desenvolvimento de tecnologias sociais e soluções inovadoras.

Sintonize nos canais da Videosaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE no YouTube  e assista ao vivo o Ecoar, um programa acessível, com intérprete de LIBRAS e legendagem ao vivo.

Para assistir ao evento, o link é: https://bit.ly/ecoar-episodio24

O Ecoar – Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Fiocruz&UNIFASE), apoiado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), plataforma que reúne dados sobre as pessoas com deficiência para elaboração de políticas públicas, desenvolvimento de pesquisas e empoderamento da população por meio da informação.

Como assistir: transmissão ao vivo nos canais da Videosaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE no YouTube.

Formato
Programa de entrevistas ao vivo com duração de 45 minutos, autodescrição feitas pelos participantes do programa, intérprete de LIBRAS e estenotipia (legendagem ao vivo).

LINKS IMPORTANTES:

Ecoar – Diálogos de Cidadania no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=BWt5MIH8ENQ&list=PLz0vw2G9i8v_dXXjTztymrprS4FwkP3a9

Nippis – Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social: 
https://nippis.icict.fiocruz.br/

VideoSaúde Distribuidora – Canal de Youtube: 
https://www.youtube.com/channel/UC5z5hsnZOZJH8vFacP-9poQ

Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF):
https://nippis.icict.fiocruz.br/sisdef/