Silvana Cavalcanti dos Santos ;Aline Barros de Oliveira; Dária Catarina Silva Santos; Valquiria Farias Bezerra Barbosa.
Nos tempos atuais o acesso rápido a informação causa bem ou mal à saúde mental da sociedade? Hoje, estamos hiperconectados de modo que tudo que acontece no Mundo, em cerca de segundos se torna viral na rede. Nesse contexto, podemos refletir sobre a importância das Redes Sociais na disseminação de informações e de desinformações. Informações essas verdadeiras ou fake News?
Apesar da sociedade ter enfrentado outras pandemias (H1N1), ao longo da história da humanidade, esta é a primeira que acontece em um mundo hiperconectado e vem acontecendo uma proliferação rápida de desinformação, fake News
Considerando que uma parcela da sociedade não possui o discernimentos para avaliar a veracidade das informações, o excesso de informações falsas amedrontam a população causando os sentimentos de medo e pânico muitas vezes. Colocando, assim, vidas em perigo por instigar comportamentos inadequados e inverídicos.
Pesquisadores apontam que, a sociedade, além da situação Mundial com o Covid-19, vive uma pandemia de pânico, no qual o isolamento social tem corroborado para com essa síndrome. Lendo uma reportagem do psiquiatra Marcel Vella Nunes, do Hospital Santa Mônica, em São Paulo, a autora afirma que “O problema da globalização é que nesse momento temos as notícias em tempo real, sendo atualizadas a cada momento. Isto contribui para disseminação de uma pandemia de pânico”.
É preciso o bom senso para não sair compartilhando para os seus contatos todas as mensagens recebidas sem confirmar da veracidade da informação, contribuindo assim para a não propagação de informações falsas.
Precisamos despertar nos indivíduos a consciência social e humanizada, exercitando se coloca no lugar do outro, contribuindo assim para uma sociedade melhor.
Sugestões:
Algumas agências/portais fazem a checagem de conteúdo de posts: Aos Fatos, Boatos.Org, Conjur, Jota, Migalhas e UOL-Confere
e-mail [email protected]