As Práticas Integrativas Complementares no SUS, foram institucionalizadas através da Portaria GM/MS nº 971 de 03 de maio de 2006. Com a ampliação das práticas outras portarias foram criadas. O objetivo da implantação das PICS é ampliação da oferta dos recursos terapêuticos no SUS, garantia de qualidade, eficácia, eficiência e segurança no uso, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase no cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.
Partindo desse pressuposto, membros da equipe técnica da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de União dos Palmares, apoiados pela gestora, resolveram ofertar as PICS em alguns pontos da rede, conforme organização e demanda.
Inicialmente no Centro de Assistência Psicossocial – CAPS. Posteriormente, com os grupos de adolescentes. Neste último, houve dificuldades, pois os adolescentes não gostam de participar de grupos nas UBSs. Como alcançar este público?
A equipe buscou apoio nas escolas, apresentando a proposta à direção escolar, coordenadores, professores… Iniciamos esse trabalho imensamente prazeroso. Grupos de três terapeutas comunitários uma vez por semana se reúnem com grupos de adolescentes para tratar das coisas que lhes incomodam e tiram o sono… Há partilhas, brincadeiras… emoções, valores, são resgatados.
O SUS nos permite cuidar do outro, cuidando principalmente de nós mesmos.
Gratidão…
AbraSUS
Luciene de Figueredo
Por Emilia Alves de Sousa
Excelente iniciativa, a inclusão dos adolescentes nas Práticas Integrativas Complementares. Esse público é pouco valorizado nas políticas públicas. E a estratégia utilizada foi muito bem pensada. A escola é um espaço privilegiado para fazer essa articulação com os jovens.
Parabéns aos envolvidos com esse importante trabalho!
AbraSUS!
Emília