Este trabalho foi desenvolvido na disciplina “A Psicologia e a Saúde: pressupostos para a prática profissional”, do 4° ano do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), sob orientação da professora Vera Mendes, pelas alunas e alunos: André Luís Fonck, Bruna Santin Kalil, Camila Prandini, Fabiana Saad, João Vitor Domingues, Mariana Matz, Melissa Cristina, Sofia Scaff e Victoria Prado.
Motivadas/os pelas descobertas que fizemos em aula acerca das ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), resolvemos pesquisar a lógica por trás de seu funcionamento, bem como seu objetivo, funções e programas oferecidos.
Concluímos, portanto, que esse sistema é fruto de uma política complexa, humana e extremamente abrangente, estando todas/os nós, direta ou indiretamente, sendo beneficiadas/os e afetadas/os por ele.
Assim, o produto deste estudo conjunto foi uma cartilha para chamar a atenção de toda a população sobre como podemos adentrar concretamente no sistema de saúde do nosso país e, dessa forma, garantir que seu acesso esteja sendo realmente intersetorial e universal.
Para imprimir a cartilha, basta clicar aqui. Disponibilizamos (e incentivamos) para a divulgação da mesma, referenciando a fonte.
Por Emilia Alves de Sousa
Olá Bruna, bem vinda à Rede HumanizaSUS!
Muito bacana a proposta da cartilha. Fomentar inciativa como esta é importante para ampliar os conhecimentos sobre o do SUS, fortalecer o exercício da participação e do controle social e disparar as mudanças necessárias para a melhoria do acesso.
Uma curiosidade, vocês chegaram a discutir a carta com os usuários? Se sim, que estratégia usaram?
Corroborando com a sua postagem, compartilho aqui uma publicação que traz a Carta dos Direitos dos Usuários do SUS, publicada em 2011, que dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde. Um importante dispositivo da PNH.
https://redehumanizasus.net/88412-carta-dos-direitos-dos-usuarios-da-saude/
Valeu pela postagem com o compartilhamento dessa importante cartilha!
Abraços!
Emília