UNOESTE acolhendo novos estudantes no Curso Médico e divulgando a PNH.
O acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional específico para fazê-lo. Ensinar acolhimento para estudantes do Curso Médico tem sido um desafio para o Programa de Aproximação Progressiva à Prática, na UNOESTE, no Campus de Presidente Prudente. A empatia, a tolerância ao stress e à frustração, o respeito, a iniciativa social, a organização e a persistência são competências consideradas muito importantes pelos Facilitadores do PAPP/FAMEPP/UNOESTE na atualidade. Essas competências articuladas com os objetivos de aprendizagem construídos para os termos iniciais do Curso de Graduação Médica devem promover o autoconhecimento preparando o acadêmico para lidar com seus próprios desafios futuros.
Os Facilitadores do PAPP, neste 2º semestre, do ano de 2022 se empenharam em construir vínculos e relações de respeito e confiança com os estudantes ingressantes. A ideia é estimular o desenvolvimento de “competências socioemocinais” para os discentes, ao longo do semestre letivo na Universidade do Oeste Paulista.
Nos encontros preparatórios para o acolhimento dos futuros profissionais médicos, os docentes consideraram como fundamental o fortalecimento dos vínculos e o estabelecimento de relações de confiança entre estudantes e educadores. Para isso, cada professor ficou responsável por um pequeno grupo, composto por oito a dez estudantes, acompanhando os discentes durante todo o semestre, nos cenários de prática, localizados em nove Estratégias Saúde da Família (ESFs), nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado, no interior de SP. Os docentes se empenharam em demonstrar empatia no primeiro contato com os estudantes, se vulnerabilizando e falando um pouco de si também, com a finalidade de criar um certo “senso de conexão” com os estudantes ingressantes no Curso Médico.
Uma das Coordenadoras do PAPP explicou aos ouvintes que o acolhimento do estudante pelos docentes deve ser multiplicado para os moradores dos territórios ligados às Estratégias Saúde da Família, cenários de ensino e aprendizagem, na UNOESTE. Dessa maneira, o estudante também deve acolher o usuário do SUS nas ESFs. Esse “acolher” é uma postura ética que implica na escuta do outro, do cliente, em suas queixas, reconhecendo o seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.
A palavra acolher esteve presente durante toda a conversa dos docentes do PAPP com os estudantes que estavam, no encontro, acompanhados de seus pais. O acolhimento foi considerado pela Coordenadora como um “compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde”. Após a conversa inicial, os acadêmicos foram conduzidos, em pequenos grupos, para conhecerem os laboratórios, a biblioteca, a “Casa Simulada para realização de Visitas Domiciliares”, a Sala Interativa, a Academia da Atlética e demais locais de interação dos discentes, no campus 1 da Unoeste Presidente Prudente.
Os participantes consideraram como positiva a ação de acolhimento, com foco na Política Nacional de Humanização (PNH) realizada no primeiro encontro com os acadêmicos da Graduação em Medicina, na Universidade do Oeste Paulista, em Presidente Prudente, SP.
Por Alex Wander Nenartavis
A Professora Neide é “o acolhimento em pessoa”!
Muito obrigado por produzir essa leitura tão agradável, com foco na Política Nacional de Humanização, objeto de nosso trabalho educacional, com “Calouros” do Curso Médico.
Congratulações!