Já somos o povo que mais consome veneno no mundo (Anvisa: https://glo.bo/2GLjlzM). Brasileiros estão sendo usados para testes em humanos consumindo alimentos com índices de veneno muito acima do permitido em qualquer país. Não é só o povo que está adoecendo, nossos ecossistemas também. Temos agrotóxicos na água que bebemos e usamos para cozinhar, nas cascas das verduras, grãos, frutas, no leite, nos produtos animais, no ar que respiramos. O Instituto Nacional do Câncer, o Conselho Nacional de Saúde, o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho, a Anvisa, o Ibama, o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, o Conselho Nacional dos Direitos Humanos, a Fiocruz, a Defensoria Pública da União, outras 320 organizações da sociedade civil, os chefs mais renomados do Brasil, mais de 100 mil assinaturas coletadas (https://www.chegadeagrotoxicos.org.br/), são todos CONTRA O PACOTE DO VENENO (PL 6299/02). O próprio ministro substituto do Meio Ambiente, Edson Duarte, alertou que se a lei passar será muito prejudicial para o próprio agronegócio, que pode ter países se recusando a comprar do Brasil por conta de tanto veneno. Mas sem muito alarde, durante a Copa do Mundo e na quinta tentativa de conseguir aprovar mais veneno no prato do brasileiro, a comissão especial formada por deputados da bancada ruralista e agroquímica servindo na Câmara dos Deputados conseguiu aprovar mais uma etapa da PL do Veneno. Fiquemos unidos, atentos e pedindo que nossos cientistas em saúde e recursos naturais sejam ouvidos e respeitados. É hora de fazer barulho. Essa lei não pode passar.
Saiba mais:
“Entidades atuam contra “Pacote do Veneno” e fim do “T” para transgênicos” – Folha de S.Paulo, 07/05/2018: https://bit.ly/2HXx4rn
“Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo” – Rede Globo, 09/01/2017: https://glo.bo/2GLjlzM
“Chefs se mobilizam contra projeto de lei que trata agrotóxicos com menos rigor” – Estadão, 23/05/2018: https://bit.ly/2IMqsZf
“Agrotóxico deve ser a última opção no controle de pragas e doenças” – Globo Rural, 20/06/2018: https://glo.bo/2llgO5F
De olho nos ruralistas: https://www.facebook.com/deolhonosruralistas/
“Todo mundo é contra o Pacote do Veneno – menos quem lucra com agrotóxicos” – ISA, 12/05/2018: encurtador.com.br/eCET2
“Desastres ambientais vão para a conta do agro, diz ministro” – Observatório do Clima, 13/05/2018: encurtador.com.br/BKSX3
“Atlas Geográfico do Uso de Agrotóxicos no Brasil: estamos sendo envenenados” – 30/11/2017
– https://gastrolandia.com.br/sliders/atlas-geografico-do-uso-de-agrotoxicos-no-brasil-estamos-sendo-envenenados/
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Olá Thiago,
Seja muito bem vindo!
Mais um laboratório dentre os inúmeros a que somos submetidos, povos de países cujas democracias têm sido violentadas. Povos minoritários como negros, mulheres, indígenas, latinos e todos os destroçados pelas guerras têm sido historicamente objeto de experimentações biopolíticas de medicamentos e toda gama de produtos a serem testados.
Somos corpos que não aguentam mais. Recentemente, vimos o belo filme do movimento Act Up na França e suas estratégias de luta que incluem atos “terroristas” como jogar sacos de tinta vermelha nos laboratórios, simulando sangue.
Saiu também recentemente no Brasil o livro do Paul Beatriz Preciado, Testo Junkie: sexo, drogas e biopolitica na era farmacopornográfica, com uma abordagem de toda a questão dos novos controles da vida por meio da administração da sexualidade.
Veja em: https://redehumanizasus.net/converter-a-dor-em-luta-pela-vida/
O post do Rui Harayama, membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade, traz a discussão dos psicofármacos no controle dos humanos:
https://redehumanizasus.net/psicofarmacos-para-que-para-quem-e-por-quanto-tempo/
Muita luta pela frente!