No artigo ‘’2 atenção Básica e o Desafio do SUS’’ fala sobre a dificuldade do sistema com a gestão ‘’deshumanizada’’, como também se preocupa com os usuários e trabalhadores. Os maiores problemas são a falta de profissionais e fixação dos mesmos.
O artigo ressalta sobre a falta de profissionais na área, pois o setor privado já leva a maioria deles, poucos querem trabalhar na rede SUS pelas condições de trabalho extremas, um ambiente de trabalho com muitas dificuldades. Com certeza todos nos sabemos de quão precária é as condições, mas também o quanto é necessária na vida de muitas pessoas, mas para um profissional da área acredito que deve ser um peso muito grande.
Relata o problema da “ocupação inadequada” de cargos gerenciais do SUS e isso é muito preocupante, porque muitas vezes dificulta toda uma gestão pela falta de um olhar mais humanizado do que um olhar com interesses partidários e econômicos.
A valorização dos profissionais do SUS faz toda diferença com isso teria mais pessoas dispostas ao cargo, e atenderia uma demanda maior e com qualidade, a PNH tem procurado valorizar estes serviços e iluminando modestamente o “SUS que dá certo” para chamar a atenção desses profissionais inclusive para ABS.
É importante realçar sobre os profissionais que já atuam na ABS que muitas vezes não conseguem dar continuidade ao seu trabalho por causa da falta de apoio da gestão e mesmo assim tentam trabalhar da melhor maneira possível. Esses profissionais por mais escassos que sejam eles fazem muita diferença na vida de milhares de pessoas que utilizam a rede SUS.
Autores da resenha: Joana Aita e Jenifer Bencke.
Por Adan Lindner
Muito produtiva a sua postagem Joana, a valorização e atenção com esses profissionais é indispensável para uma melhor gestão do cuidar…