O aumento da dengue , São Paulo em 2023 é de 47%. A forma como a população tem encarado essa realidade nos assusta, pois somos frequentemente abordados por pessoas que não aceitam nossa entrada em suas residências, mas insistem que o uso de nebulização seja aplicado onde moram. Não tirando sua importância, como motivo de amenizar a situação e controla-la, mas se a prevenção do foco não existir o problema não demora a aparecer novamente.
A ação preventiva ainda é a base para o controle da dengue e para que tudo isso aconteça de maneira plena e suave, para que os moradores colaborem em sua prevenção diária, não há dúvida que a orientação criteriosa e humanizada é fundamental para interagirem com os agentes de endemias em prol do combate a esse insistente mosquito.
O papel de todo cidadão é cuidar de sua casa, eliminando os possíveis criadouros, tais como: vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, latas e garrafas, piscinas sem uso, dentre outros inúmeros objetos que podem vir a ser foco de dengue.
A questão é que falar sobre o que fazer ou não fazer para uma sociedade cansada é complicado. Para isso, chegamos a ter uma abordagem diferente para cada pessoa. Há aqueles que abrem um sorriso grandioso ao nos ver e logo corre para achar a chave da casa, há os mau-humorados que por algum motivo nao querem falar, há os que fingem não escutar nossas palmas insistentes, há os que nos xingam logo após ouvir nossa voz, há aqueles que ficam temerosos, mas nos escutam desconfiados, enfim, há diferentes tipos de pessoas com suas opiniões, medos e mágoas.
Ouvimos histórias de todos os tipos; as vezes passamos um bom tempo conversando com um único munícipe onde finalmente abre a porta de sua residência, admirando todas as orientações e percebendo haver algo que passou desapercebido a seus olhos…
A nossa função não é julgar o que cada um faz ou deixa de fazer! Apenas cuidar; conscientizando, ensinando e mostrando os erros a serem observados e corrigidos. Se há focos de dengue, vamos eliminar juntos! Mas não deixem de nos receber, ouvir e corrigir.
No momento, só existe uma vacina liberada, contra dengue registrada na Anvisa, que esta disponível na rede privada. Ela é usada em 3 doses no intervalo de 1 ano e só deve ser aplicada, segundo o fabricante, a OMS e a ANVISA, em pessoas que já tiveram pelo menos uma infecção por dengue. Portanto, vamos Combater e colaborar para juntos, vencer a Dengue!
Sílvia J. Santos
Por Alice Oliveira
Infelizmente o trabalho do agente de endemias não é valorizado como deveria, sendo menosprezado por uma parte da sociedade, uma pena!