VideoSaúde: Canal Futura exibe importantes temas da saúde pública

6 votos

Por VideoSaúde/Icict/Fiocruz Divulgação | Arte sobre frame do vídeo “Violência contra a mulher”: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)

No mês de julho, a programação VideoSaúde exibe os documentários da série IdeiaSUS com práticas exitosas na atenção primária do SUS, como o núcleo de habilitação e reabilitação infantil, ambulatório voltado à população trans, saúde mental e reeducação alimentar. Também, no âmbito da saúde indígena, as expedições e esforços do sanitarista Noel Nutels, além de combate à violência contra a mulher em municípios do Rio Grande do Sul.

A parceria com o Canal Futura está associada aos objetivos da Política de Comunicação Pública da Fiocruz, que afirma que os conteúdos produzidos pela instituição devem circular amplamente para a promoção da saúde. A programação do Futura tem se destacado por exibir produções que ampliam o debate qualificado sobre temas de interesse social, alcançando todas as regiões do país. Os vídeos exibidos no Canal Futura ficam também disponíveis, gratuitamente, na plataforma de streaming Globoplay.

Confira abaixo a agenda do mês:

2/7, terça-feira, às 3h35 – Violência contra a mulher

Retrata as iniciativas no estado do Maranhão para oferecer assistência às mulheres vítimas de violência.

4/7, quinta-feira, às 2h40 – Ambulatório João Walter Nery | IdeiaSUS

Trata-se do primeiro ambulatório municipal do estado do Rio de Janeiro voltado para a população travesti e transexual. A unidade, que recebe o nome do professor e psicólogo João Walter Nery, membro fundador da Associação Brasileira de Homens Trans, conta com uma equipe formada por assistente social, psicólogo e médico endocrinologista, que atuam em processos de hormonização, atendimento psicológico, construção da proximidade e integração da cidadania.

10/7, quarta-feira, às 15h – O índio cor de rosa contra a fera invisível – a peleja de Noel Nutels

O sanitarista Noel Nutels percorreu o Brasil tratando da saúde de indígenas, ribeirinhos e sertanejos e filmou muitas de suas expedições. Em 1968, ele foi convidado a falar sobre a questão indígena à CPI do Índio. Imagens inéditas do seu acervo e o único registro de sua voz se unem para denunciar o que ele chamou de massacre histórico contra as populações indígenas.
Reprise: 29/7, segunda-feira, à 1h

11/7, quinta-feira, às 2h40 – Construtoras de caminhos – Núcleo de Atenção do Desenvolvimento Infantil | IdeiaSUS

O cotidiano do Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil (Naidi) que atende crianças com diferentes deficiências. O serviço atravessa a vida dos pacientes e seus familiares e revela a importância do SUS e de seus profissionais e ofícios para a vida de milhares de famílias que necessitam do mesmo tipo de cuidado e acolhimento. A câmera entra na rotina do Naidi, ouve quem participa e atende e mostra os elos entre uma unidade básica de saúde e as pessoas.

18/7, quinta-feira, às 2h40 – CorpoAlma – obesidade e reeducação alimentar | IdeiaSUS

O grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro, é muito mais do que um espaço de controle da obesidade e reeducação alimentar. É um lugar de acolhimento, reconhecimento e pertencimento do corpo e da alma. Ao mesmo tempo, em que se perde peso, amplia-se a autoestima. Os cuidados com si mesma. De atenção ao espaço-tempo da mulher. Um retrato sem retoques do conceito ampliado de saúde.

19/7, sexta-feira, às 00h45 – População em situação de rua

O documentário apresenta a realidade das pessoas que vivem em situação de rua e a rotina de trabalho das equipes do Consultório na Rua do Jacarezinho. Essa política nacional nasceu da necessidade de um atendimento humanizado e longitudinal para a população vulnerabilizada em situação de rua.

1º/8, quinta-feira, 2h40 – Saúde mental e atenção básica | IdeiaSUS

O projeto da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, em colaboração com a Coordenadoria Regional de Saúde Mental, cujo objetivo é solidificar a atenção básica à saúde mental por meio de oficinas terapêuticas em regiões do Rio Grande do Sul.