VideoSaúde: em julho, ‘Corpo Alma’ estreia no Canal Futura

6 votos

Texto: VideoSaúde Divulgação | Frame: CorpoAlma (VideoSaúde Distribuidora)

No mês em que acontece a 17ª Conferência Nacional de Saúde, 2 a 5 de julho, o SUS, também, segue como tema na grade de exibição do Canal Futura. Além da estreia de “CorpoAlma”, outras produções da série “Clínicas da Família e SUS” fazem parte da programação onde serão exibidas práticas que visam o atendimento ampliado e interdisciplinar para usuários do SUS em diferentes estados do país, como no Amazonas, Rio de Janeiro e Maranhão, prestando assistência a mulheres, pessoas obesas, crianças com deficiência, pessoas LGBTQIAP+, pessoas em situação de rua, entre outros grupos em situação de vulnerabilidade.

“CorpoAlma” estreia nas telas para exibição, em todo o território brasileiro, no Canal Futura. Este episódio da série “Clínicas da família e SUS”, produzido pela VideoSaúde e a Plataforma IdeiaSUS, fala sobre reeducação alimentar e apresenta a prática do grupo de apoio interdisciplinar de redução da obesidade, realizada na Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro.

Sobre outros temas no campo da saúde, há exibição de produções do Canal Saúde sobre o parto natural e humanizado em “Parteiras Indígenas”; um olhar da prática do Maranhão no atendimento ampliado a mulheres vítimas de violência e no combate à violência em “Violência contra a mulher” e “População em situação de rua”, que alerta para o cuidado com que residem nas ruas do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, a partir da prática Consultório na Rua.

2/7, domingo, às 4 horas – População em situação de rua

O documentário apresenta a realidade das pessoas que vivem em situação de rua e a rotina de trabalho das equipes do Consultório na Rua do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. Esta política nacional nasceu da necessidade de um atendimento humanizado e longitudinal para a população vulnerabilizada em situação de rua.

Reprises:
7/7, sexta, às 2 horas
10/7, segunda, às 3 horas
11/7, terça, às 3 horas
15/7, sábado, às 2 horas

2/7, domingo, às 21h30 – Ambulatório João Walter Nery

Trata-se do primeiro ambulatório municipal do estado do Rio de Janeiro voltado para a população travesti e transexual. A unidade, que recebe o nome do professor e psicólogo João Walter Nery, membro fundador da Associação Brasileira de Homens Trans, conta com uma equipe formada por assistente social, psicólogo e médico endocrinologista, que atuam em processos de harmonização, atendimento psicológico, construção da proximidade e integração da cidadania.

4/7, terça, às 3h30 – Parteiras Indígenas

Esta edição do documentário mostra as histórias e a importância das parteiras indígenas de Feijoal, no Amazonas.

9/7, domingo, às 21h30 – Construtoras de Caminhos

O cotidiano do Núcleo de Atenção Interdisciplinar do Desenvolvimento Infantil (Naidi), que atende crianças com diferentes deficiências. O serviço atravessa a vida dos pacientes e seus familiares e revela a importância do SUS e de seus profissionais e ofícios para a vida de milhares de famílias que necessitam do mesmo tipo de cuidado e acolhimento. A câmera entra na rotina do Naidi, ouve quem participa e atende mostrando os elos entre uma unidade básica de saúde e as pessoas.

7/7, sexta, às 2h30 – Escutas

Numa comunidade especialmente atingida e fragilizada pela violência, pelas dificuldades da vida e por problemas de saúde, usuários e equipe da Clínica da Família Augusto Boal abrem suas vidas e ofícios para falar de resiliência, crises de ansiedade, medos, aprendizados. Revelam diferentes desafios para o SUS mas também apontam a importância da resistência, do acolhimento e de práticas inovadoras numa unidade básica de saúde.

Reprises:
23/7, domingo, às 1h5
24/7, segunda, às 1h5 e às 3 horas
25/7, terça, às 3 horas
29/7, sábado, às 2 horas e às 2h40

8/7, sábado, às 2h30 – Violência contra a mulher

Este episódio da série Documentários retrata as iniciativas no estado do Maranhão para oferecer assistência às mulheres vítimas de violência.

Reprises:
11/7, terça, às 3h30
23/7, domingo às 1h30

16/7, domingo, às 21h30 – Corpo alma

O grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro, é um lugar de acolhimento, reconhecimento e pertencimento. Do corpo e da alma. Ao mesmo tempo que se perde peso, amplia-se a autoestima, os cuidados com si mesma, de atenção ao espaço–tempo da mulher. Um retrato sem retoques do conceito ampliado de saúde.

23/7, domingo, às 21h30 – Diálogos entre serviços

Com o propósito de desfragmentar as áreas de saúde do município de Quissamã, no Rio de Janeiro, o projeto “Diálogos entre serviços: estratégias de integração e qualificação do cuidado em saúde”, promove a comunicação entre eles, fomentando a educação em saúde.

30/7, domingo, às 21h30 – Saúde Mental e atenção básica

O vídeo apresenta o projeto da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul em colaboração com a Coordenadoria Regional de Saúde Mental, cujo objetivo é solidificar a atenção básica à saúde mental por meio de oficinas terapêuticas em regiões do Rio Grande do Sul.

Assista CorpoAlma aqui: https://youtu.be/RWHsbIp89-E