VideoSaúde: estreia no Canal Futura documentário sobre saúde mental e música

8 votos

Texto: VideoSaúde Divulgação | Arte: Thays Coutinho (Ascom/Icict/Fiocruz)

Estreia no dia 21/6 o curta-metragem “Canta Caps”, componente da coletânea de documentários do IdeiaSUS. A produção mostra o trabalho desempenhado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Fernando Diniz, no Rio de Janeiro, uma unidade que fornece atendimento aos usuários com transtornos mentais que participam de atividades de canto, dança e artes visuais.

A programação do mês de junho apresenta o tema saúde indígena com a expedição do sanitarista Noel Nutels, que dedicou a vida ao tratamento da população indígena; e “Parteiras indígenas” evidenciando a importância da atuação das parteiras na região de Feijoal, no Amazonas. Acompanhe também o título “População em situação de rua”, que retrata o trabalho do Consultório na Rua do Jacarezinho.

A parceria com o Canal Futura está associada aos objetivos da Política de Comunicação Pública da Fiocruz, que afirma que os conteúdos produzidos pela instituição devem circular amplamente para a promoção da saúde. A programação do Futura tem se destacado por exibir produções que ampliam o debate qualificado sobre temas de interesse social, alcançando todas as regiões do país. Os vídeos exibidos no Canal Futura ficam também disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Globoplay.

Confira a agenda:

1º/6, sábado, 17h – O índio cor de rosa contra a fera invisível

O sanitarista Noel Nutels percorreu o Brasil tratando da saúde de indígenas, ribeirinhos e sertanejos e filmou muitas de suas expedições. Em 1968, ele foi convidado a falar sobre a questão indígena à CPI do Índio. Imagens inéditas do seu acervo e o único registro de sua voz se unem para denunciar o que ele chamou de massacre histórico contra as populações indígenas.

Reprises:
2/6, domingo, 14h30
4/6, terça-feira, 00h15
25/6, terça-feira

21/6, sexta-feira, às 23h – Canta Caps

Pelas mãos, voz e violão de Pierre, oficineiro e usuário de unidade de saúde pública, e pelo trabalho de profissionais de saúde, pacientes de um centro de atenção psicossocial soltam a voz e cantam em atividade periódica, associada ao tratamento, aos cuidados e à redução de danos e agravos. Arte e atividades lúdicas como elementos centrais nas políticas e nas rotinas do campo da saúde mental. Momentos que apontam a potência de uma experiência de integração entre uma unidade de saúde mental e seus pacientes, por meio de depoimentos reveladores de caminhos possíveis.

Reprises:
23/6, domingo, 4h
28/6, sexta-feira, 2h.

23/6, domingo, 16h – Parteiras indígenas 

O documentário retrata as histórias e a importância das parteiras indígenas de Feijoal, no Amazonas.

Reprises: 
28/6, sexta-feira, 00h45
30/6, domingo, 6h

30/6, domingo, 16h – População em situação de rua 

O documentário apresenta a realidade das pessoas que vivem em situação de rua e a rotina de trabalho das equipes do Consultório na Rua do Jacarezinho. Essa política nacional nasceu da necessidade de um atendimento humanizado e longitudinal para a população vulnerabilizada em situação de rua.