VideoSaúde: Potência negra e saúde indígena são alguns dos temas da programação de julho
(texto: Equipe VideoSaúde/Icict/Fiocruz)
O mês de julho chegou! Com ele a expectativa de dias nublados e com temperaturas mais amenas. Carregando novas apostas e esperanças renovadas que nos trouxeram até aqui, zelando pela vida e pela sanidade mental.
Aptos para o trabalho e para a organização das tarefas individuais e em família. Torcendo para uma retomada saudável e organizada, que permita nos adaptar ao “novo normal”.
De fato, uma nova realidade caracterizada por um retorno mais cuidadoso. Observando ter mais paciência, mais zelo, mais precaução e mais interação digital. O início de um novo ciclo.
Não desconhecemos e nem despercebemos o passado recente. Mas é fato que continuamos ativos, e felizes por isso.
Nosso trabalho continua! Nós, da VideoSaúde, acreditamos no que fazemos.
O que realizamos é uma programação especial. Especial, porque é voltada para você.
O que vamos exibir esse mês? O tema saúde é sempre oportuno.
Em Higienização das mãos, vamos relembrar a técnica de higienização das mãos. É um hábito que deve nos acompanhar, desde sempre.
Teremos a oportunidade de assistir o documentário sobre a construção do Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 – Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, por meio de relatos e imagens durante a evolução do projeto.
Descobrindo Montiel traz a história de Paulo Montiel, um pintor em recuperação após um grave acidente.
Ainda, na sua tela, exibiremos o minidocumentário “Potencia Negra” que retrata a luta de mulheres negras nessa discussão sobre gênero e raça na academia.
Em Brasil, aqui tem SUS- São Luís – MA, exibiremos o trabalho realizado pelo Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher (SAEEM), em favor das mulheres em situação de violência.
E no filme “Perfil: Aníbal Faúndes, o médico, especialista em saúde da mulher, fala sobre a importância de políticas públicas para reduzir a prática do aborto inseguro, uma das principais causas de morte materna.
O documentário Saúde Indígena – atenção diferenciada e políticas públicas para territórios indígenas, traz a discussão sobre a saúde dos Povos Indígenas no Brasil, e os desafios para assegurar uma atenção diferenciada à saúde nos territórios indígenas.
Fechando a programação, exibimos o filme Frederico Simões Barbosa: ciência e compromisso social, professor e pesquisador pioneiro no desenvolvimento da epidemiologia do país.
O Programa VideoSaúde vai ao ar às 22h30, segundas-feiras pelo Canal Saúde, com diferentes reprises ao longo do mês. Se organize e assista.
06/07, segunda-feira, 22h30: Higienização das mãos | Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 – Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas
Higienização das mãos
A higienização das mãos é importante porque pode carregar micro-organismos que causam infecções hospitalares, segundo o vídeo, para prevenir essas infecções a higienização das mãos deve ser realizada de forma correta e diversas vezes ao dia.
Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 – Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas
Localizado na sede da Fiocruz, em Manguinhos, com 9,8 mil metros quadrados, o hospital integra a rede pública de atendimento para o enfrentamento da pandemia.
Voltado para atender aos casos graves de pacientes com a Covid-19, transferidos através da central estadual de regulação de vagas, tem ainda um papel relevante na ampliação da pesquisa da doença, além de aumentar a assistência prestada à população e o fortalecimento do SUS.
Reprises:
08/07, quarta-feira, às 22h30
10/07, sexta-feira, às 22h30
12/06, domingo, às 21h30
13/07, segunda-feira, 22h30: Potencia Negra | Descobrindo Montiel
Potencia Negra
Manuela Souza é pesquisadora do campo da álgebra. Tem 33 anos e faz o segundo pós-doutorado. Elen Barbosa, professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UFFS), foi a primeira pessoa da família a entrar na universidade. Tem inspirado parentes próximos a seguir o mesmo caminho. O minidocumentário traz dados e vozes de matemáticas negras brasileiras sobre as dificuldades para entrar e se manter na pesquisa, mesmo diante dos recentes avanços na discussão sobre gênero e raça na academia.
Descobrindo Montiel
Conta a história de Paulo Montiel, morador da Vila Jardim de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, artista plástico e a (re)descoberta de sua arte. Curta produzido durante uma das oficinas de audiovisual promovida pelo Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre. Sua história traz à tona um mundo místico e cheio de obras fantásticas de um pintor em recuperação após um grave acidente.
Reprises:
15/07, quarta-feira, às 22h30
17/07, sexta-feira, às 22h30
19/07, domingo, às 21h30
20/07 segunda–feira, 22h30: Brasil, aqui tem SUS- São Luís – MA| Perfil: Aníbal Faúndes
Brasil, aqui tem SUS- São Luís – MA
O Setor de Atividades Especiais Espaço Mulher (SAEEM) acolhe mulheres em situação de violência que dão entrada no Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II), na periferia de São Luís-MA. O projeto funciona em parceria com a Delegacia da Mulher e grupos de voluntárias.
Perfil: Aníbal Faúndes
Médico chileno, especialista em saúde da mulher, defende o aborto legal, seguro e raro. Ele fala sobre a importância de políticas públicas para reduzir a prática do aborto inseguro, uma das principais causas de morte materna.
Reprises:
22/07, quarta-feira, às 22h30
24/07, sexta-feira, às 22h30
26/07, domingo, às 21h30
27/07, segunda–feira, 22h30: Saúde Indígena – atenção diferenciada e políticas públicas para territórios indígenas.
O documentário discute, a partir de depoimentos de especialistas indígenas e não indígenas, a atenção à saúde dos Povos Indígenas no Brasil. Destaca os marcos históricos da estruturação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena no país, a necessidade de formação e capacitação de recursos humanos para atuar em um contexto intercultural, as dificuldades de implementação das políticas públicas e os desafios de estabelecer um diálogo entre os saberes indígenas e não indígenas que possam assegurar uma atenção diferenciada à saúde nos territórios indígenas.
Reprises:
29/07, quarta-feira às 22h30
31/07, sexta-feira, às 22h30
02/08, domingo, às 21h30
28/07, terça–feira, 23h: Frederico Simões Barbosa: ciência e compromisso social
O professor e pesquisador Frederico Simões Barbosa foi, antes de tudo, um formador de pessoas. Ajudou a moldar diferentes gerações de profissionais, de todo o país, impregnando em cada um a emergência dos temas de saúde coletiva. Pioneiro no desenvolvimento da epidemiologia do país, atuou como um dos precursores da estratégia de agentes de saúde da família. A trajetória deste singular homem público é contada por meio de rico acervo histórico e por depoimentos de alunos, colegas e familiares. E pelo próprio Frederico, compondo um instigante painel de fundo sobre a memória da saúde.
Reprises:
30/07, quinta-feira, 23h