Vigilância Municipal em Saúde intensifica Ações de Educação Permanente para os Agentes Comunitários.
Agentes Comunitário de Saúde, participam do V – Encontro de Formação Permanente para os ACS da Rede Municipal de Assistência à Saúde, sendo trabalhado “ Saúde da Mulher: A Busca ativa para realização do Exame Citopatologico”, isso por compreender que essa capacitação irá fortalecer as ações para o alcance deste indicador. Tendo como Facilitadora a Enfermeira Cinthya Pereira, e a Maria Maura, enquanto responsável técnica pelo SISCOLO e pela logística do processo de trabalho.
É neste contexto, a Educação Permanente em Saúde precisa ser entendida, ao mesmo tempo, como uma prática de ensino-aprendizagem e como uma política de educação na saúde. Ela se parece com muitas vertentes brasileiras da educação popular em saúde e compartilha muitos de seus conceitos, mas enquanto a educação popular tem em vista a cidadania, Educação Permanente tem em vista o trabalho em saúde.
Portanto esse processo de Educação Permanente, vem causando um grande impacto positivo na execução das atividades do ACS, pois para eles a aprendizagem onde o aprender e o ensinar se incorporam ao trabalho se fortalece ainda mais. Neste sentido, a humanização dos serviços prestados pelos Agentes Comunitários de Saúde, assim como os demais profissionais tem ocupado um espaço ímpar na agenda de trabalho da Secretaria Municipal da Saúde desta municipalidade.
Vale ressaltar que os encontros de Educação Permanente, ocorre mensalmente, tendo à frente a Coordenação de Vigilância em Saúde, em parceria com a Coordenação da Atenção Primaria. Os encontros deverão continuar até o mês de novembro, onde a cada encontro será abordado duas temáticas distintas, buscando assim atender as necessidades dos ACS dentro do seu processo de trabalho.
Para o Coordenador de Vigilância em Saúde, o ACS é uma figura fundamental na saúde da família, pois possibilita que as necessidades da população cheguem à equipe de profissionais, que irá intervir junto à comunidade. Portanto, discutir e trabalhar as ações do ACS é oportuno e necessário na medida em que vai ao encontro dos desafios atuais acerca da qualificação da Atenção Básica. “ Sendo assim, nosso objetivo e fortalecer as ações desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) vinculados à Saúde da Família”. Ressaltou o Coordenador Srº José Marcos.