O Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí segue com o propósito de esclarecer cada vez mais os conceitos, princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) que desde 2003 buscando o fortalecimento e qualificação do SUS.
Essa semana estamos conversando sobre cogestão. E que lugar melhor para experimentarmos esse modo compartilhado de fazer gestão que o próprio Comitê de Humanização? No Comitê, utilizamos o método da roda para circular idéias, opiniões e saberes. E todas as decisões são pactuadas com o coletivo, após serem debatidas. Não há um coordenador, as responsabilidades são divididas e alternadas a medida que o tempo avança. Assim, todos somos responsáveis por esse coletivo, quando falamos em seu nome, falamos em nome de todos e todas que ali estão. Mas não é uma tarefa fácil. É um aprendizado diário, uma construção. Todas e todos viemos de uma realidade onde a gestão é centralizada na figura de uma pessoa, onde os saberes e poderes são hierarquizados, onde os espaços de escuta qualificada na gestão são poucos ou inexistente. Assim, trazemos conosco certos vícios, certos medos que precisam ser trabalhados. E é no exercício diário que isso acontece. É na parceria, no reconhecimento do outro como sujeito de saberes e conhecimentos legítimos, no entendimento de que um coletivo é sempre mais forte, na aposta nesse modelo. Com muita leitura e muito debate. Assim, fomos vendo na prática o modelo da cogestão sendo implantado, crescendo e se solidificando. E ao ver que esse modelo é totalmente possível, o levamos para os nossos territórios e o difundimos. Porque o Comitê também é isso: uma incubadora de jeitos de fazer e trabalhar na saúde. Que tal você vir fazer parte desse coletivo?
Você sabe o que é cogestão? Conhece alguma experiência neste sentido? Conte pra gente!
#sus #pnh #artenasaude #humanizaçãonosus #defendaosus
Por Emilia Alves de Sousa
Compartilho aqui o link de acesso de uma edição da Revista da LAPIS que traz um artigo com a experiência da cogestão do HILP
O artigo está na página 92.
https://mail.google.com/mail/u/0/?pli=1#sent/KtbxLvHHkVPBChcWZNFXXcCHdWCZbglQDV?projector=1&messagePartId=0.1
Emília