Estudantes do Curso Médico orientam a população para a Promoção à Saúde em uma ESF do interior de SP.
Estudantes do Curso de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), são inseridos como membros das equipes interprofissionais em nove Estratégias Saúde da Família (ESFs), a partir de uma parceria entre Academia e Serviço, envolvendo a Instituição de Nível Superior e as Secretarias de Saúde dos Municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.
Os Professores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática. (PAPP/FAMEPP/UNOESTE) utilizam Metodologias Ativas, como a Problematização, para estimularem a criação de Planos de Ação, envolvendo as Políticas Públicas que emergem da Epidemiologia em Saúde, nos territórios ligados às ESFs.
Um dos Planos de Ação desenvolvido pelos Acadêmicos do PAPP/FAMEPP/UNOESTE, colocado em prática, sob supervisão docente, esteve relacionado à sensibilização da comunidade da ESF Vila Marcondes, em Presidente Prudente, em relação à importância das ações de Promoção à Saúde, no ambiente domiciliar.
Os acadêmicos, sob supervisão docente, orientaram a população que estava no local oferecendo informações confiáveis sobre: alimentação adequada rica em vegetais e proteínas, prática de exercícios físicos quando não forem restritos pelo médico, evitar alimentos em conservas, ou ate mesmo mudar para melhor os hábitos de vida, diminuindo sal e gordura da dieta cotidiana. Acadêmicos explicaram para os usuários do SUS presentes, na sala de espera da ESF, sobre a importância do acompanhamento com a equipe interprofissional da ESF mantendo hábitos de vida saudáveis, como: caminhar durante 45 minutos, pelo menos por 3 vezes durante a semana.
A Docente do PAPP utilizou o Arco de Maguerez, após a Roda de Conversa para estimular Reflexão na Ação.
Após a busca em referências selecionadas, os fururos médicos consideraram que é muito importante promover a qualidade de vida, reduzir a vulnerabilidade e os riscos à saúde, relacionados aos seus determinantes e condicionantes. A docente complementou que o modo de viver, as condições de trabalho, a habitação, o ambiente no qual se vive, a educação, o lazer, a cultura e o acesso aos bens e serviços essenciais são fundamentais para a manutenção do bem estar biopsicossocial dos moradores da área de abrangência da ESF.
Os participantes consideraram como positiva a ação de Criação de Ambientes Saudáveis realizada no território ligado à Unidade de Saúde da Vila Marcondes, no município de Presidente Prudente, SP.
Referência:
Você sabe o que é hipertensão?
Disponível em:
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/noticias/2022/voce-sabe-o-que-e-hipertensao
Acesso em 09 03 2023, às 23h
Por Alex Wander Nenartavis
Parabéns à Professora Ronivânia pelo belo relato.
A educação em saúde se caracteriza como uma estratégia muito importante para sucesso do tratamento, quer seja medicamentoso ou não, dos hipertensos. É desejável que os futuros médicos possam realizar ações de Educação em Saúde para os Grupos de Hipertensos, no território ligado à ESF.
Congratulações.