WEB RÁDIO LITERÁRIA CARRAPATO , ENTRE A ESCUTA E A FALA PARA A COMUNIDADE.

6 votos

Para iniciar nosso diálogo trago lembranças de infância, escutava diariamente um programa de rádio com poesias e prosas, versos rimados em cordel…

Rádio Literária do Carrapato[/caption]

E hoje a rádio voltou nesse presente como um presente, como uma ferramenta de comunicação para gerar uma ação e transformação.

Precisamos nos fazer escutar em meio a tudo que estamos vivendo no momento, a Pandemia da Covid 19, que nos afastou fisicamente das nossas ações diretas dentro das comunidades, aquele café entre uma visita e outra, o abraço o aperto de mão…o AFETO.

Hoje as máscaras escondem nossos sorrisos, mas falamos com o olhar, através de ligações pelo celular, as conversas, via whatsapp, estamos utilizando novas formas e ferramentas de comunicação.

Mas quem nos atende do outro lado ainda é “Dona Maria”, seu “João”, pessoas que conhecemos pelos nomes, pela voz, pelo sorriso, pessoas além de suas necessidades de saúde ou doença.

Prefiro pensar assim para começar esse diálogo, estar distante fisicamente, mas nossos encontros agora são semanais, todos os sábados às 16 horas, desde do dia 12 de abril, através da Rádio Literária Carrapato no Programa Minuto mais Saúde.

A partir do conhecimento da existência da web rádio em um território da comunidade do Carrapato no qual estabelecemos uma divisão territorial, buscamos parceria para utilizar esse importante meio de comunicação e propagar informações em saúde em um processo de educação em saúde contínuo. Para implementar o programa, inicialmente, foi contactado uma pessoa chave dessa comunidade, o diretor e radialista da Rádio, Samuel Nascimento.

Apresentamos a proposta do projeto do programa e no dia 11 de abril de 2020, foi iniciado a primeira apresentação do programa, definimos o horário, ao qual pudesse ter uma maior audiência, e no dia escolhido foi ao ar aos sábados às 16:00 horas, semanalmente, o formato da programação para sua apresentação foi dividido inicialmente em um único bloco de informações.

Neste bloco os assuntos foram exclusivamente para abordar a Pandemia da Covid 19, como exemplo: sobre o que é a doença, formas de transmissão e principais sintomas, assuntos estes abordados pela médica da equipe e na segunda fala feito pela enfermeira sobre as formas de prevenção, e na terceira fala a participação da aluna da residência em saúde coletiva da Universidade Regional do Cariri – URCA e sobre as medidas e cuidados gerais para o domicilio.

Cada convidado tem um tempo de fala de até 15 minutos, nesse primeiro programa foi pensado de forma piloto, para avaliar a audiência e a resposta da comunidade diante dessa nova programação prevista, o tempo do programa seria de até uma hora de duração.

A escolha do convidado é feita entre a rede de amigos de diversas áreas multiprofissionais, colegas de trabalho, professores universitários, dentre outras formações, que possam estar dispostos a contribuir em temas específicos ou informações gerais, com um roteiro predefinido  com os temas que são apresentados durante a programação da rádio semanalmente.

A cada programação novos temas são repassados como forma de ampliar o conhecimento, além dos temas que podem ser sugeridos e de interesse das comunidades.

O tempo de fala de cada convidado varia entre 15 a 20 minutos, o participante grava e envia para a enfermeira, que vem atuando como produtora da programação via whatsapp para que seja enviado ao locutor e apresentador do programa.

E nesse minuto, como um breve espaço de tempo que na verdade, hoje tem uma duração de quase duas horas, falamos para nossa comunidade e demais territórios, os programas são produzidos e apresentados de forma remota. Escolhemos os assuntos e ouvimos as necessidades da comunidade através da participação direta.  A programação atualmente segue no formato de quatro blocos com uma variedade de assuntos e temas, e assim seguimos entre a fala e a escuta da nossa comunidade.