Visita Ampliada

13 votos

A partir do dia primeiro de junho o horário de visita do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth será de 10 às 17 horas. Trata-se da “visita ampliada”, forma encontrada pela Unidade para oferecer maior espaço de tempo para contato entre familiares e pacientes internadas no Hospital. O horário atual é das 15 às 17 horas.

A iniciativa é mais um dos dispositivos da Política Nacional de Humanização que faz parte do Plano de Qualificação da Maternidade que tem o objetivo de reduzir a mortalidade infantil nos Estados da Amazônia Legal e Nordeste.

O objetivo é ampliar o acesso dos visitantes às unidades de internação, para garantir o elo entro pacientes e familiares. Segundo o apoiador institucional da Maternidade junto ao Ministério da Saúde, Wagner Costa, o envolvimento da rede social do paciente contribui na recuperação da mãe. “A paciente estará sendo acolhida pela própria rede social dela”, reforça.

Wagner espera que a visita proporcione o envolvimento da política de humanização entre usuários, gestores e trabalhadores prezando por uma recepção mais positiva nos hospitais.

O visitante deve contribuir com a Unidade, respeitando, por exemplo, algumas normas, dentre elas, evitar circular pelos corredores e fazer barulho, utilizar o álcool disponível na enfermaria para realizar a assepsia das mãos e permanecer apenas o tempo limite para cada visitante.

A visita aberta vai proporcionar mais liberdade à comunidade. A usuária do Sistema Único de Saúde, Nayara Martins, conta que com o novo horário as pacientes poderão ter a chance de estar em constante contato com a família. “O meu marido tem dificuldade de me visitar na Maternidade para ver o nosso filhinho porque ele estuda justamente no horário de vista do HMI”, frisou.

Mayara conta ainda, que o avô do bebê tentou várias vezes entrar na Unidade, mas não pôde, em razão da limitação do horário. “Ele é comerciante e só tem o horário da manhã e o intervalo do almoço para sair da loja”, explica.

A diretora da Maternidade, Ana Carolina Brito, espera que os pacientes, os servidores e os visitantes sejam beneficiados com a ampliação do horário de visitas, pois a Unidade está sempre em busca de avanços para oferecer os melhores serviços aos pacientes.

ACOMPANHANTE E VISITANTES

Por medida de segurança, cada leito terá direito a um acompanhante e a dois visitantes por vez. Só poderá ter acesso à Unidade o cidadão que tiver com o crachá fornecido pela recepção da Maternidade.

O HMI respeita a privacidade das pacientes e por isso, as mulheres que estão na Ala das Orquídeas, onde ficam as salas de pré-parto e parto, apenas o acompanhante tem acesso ao local e o pai da criança quando for realizar a primeira visita.

EXPERIÊNCIAS

Antes de decidirem implantar a “visita ampliada”, a direção da Maternidade foi observar como funcionava esse dispositivo em outra maternidade.

Assim, uma equipe de profissionais da saúde do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth fez uma visita técnica à maternidade Sofia Feldman, em Minas Gerais , considerada pelo Ministério da Saúde (MS) referência em atendimento.

Além da “visita ampliada” a unidade pretende implantar o “Diálogo Aberto”. Segundo Ana Carolina será um momento do dia que será dedicado aos pacientes e visitantes que poderão conversar com os gestores sobre os serviços do HMI.   
     
REBECA ALENCAR – ASCOM/SESAU