Regional do Tapajós promove sessão de cinema para mães de bebês que estão na UTI em Itaituba – PÁ.

8 votos

Cinema das Mães – A iniciativa de trazer o cinema para o ambiente hospitalar partiu da enfermeira Andressa Cardoso, em parceria com o Setor de Humanização da unidade. Ela revelou ter reconhecido a importância de oferecer às mães das UTIs uma oportunidade de relaxamento e distração.

“Nos preocupamos também com o bem estar emocional dessas mães. Muitas vezes, elas ficam horas a fio ao lado dos leitos de seus filhos, lidando com um misto de ansiedade, medo e esperança. Proporcionar um momento de entretenimento como o cinema foi uma maneira de oferecer um alívio emocional”, revelou.

Com o apoio da equipe da Comissão de Humanização do hospital, a sessão de cinema foi organizada com atenção aos detalhes, criando um ambiente acolhedor e confortável para as mães. Pipoca, refrigerantes e até mesmo algumas risadas preencheram a sala, transformando-a em um refúgio temporário da realidade hospitalar. A ideia é que essas sessões se tornem rotineiras todas as sextas-feiras, com filmes divertidos e que tragam mensagens de alegria.

A sessão de cinema no Hospital Regional do Tapajós não apenas ofereceu um momento de descontração, mas também transmitiu uma mensagem divertida sobre como muitas mães lidam no dia a dia com seus filhos. O filme “Minha Mãe é uma Peça”, com Paulo Gustavo como protagonista, tornou-se um dos melhores filmes de comédia no Brasil.

Aparecida Gadeia Santos, natural do município de Placas, sudoeste do Pará, compartilhou sua experiência ao participar de uma manhã diferente no Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, oeste do Pará, após uma sessão de cinema. A dona de casa tem passado dias acompanhando seu neto, que está na UTI Pediátrica.

“Estar aqui, longe de casa, é difícil. Mas quando nos ofereceram essa oportunidade de assistir a um filme, por um momento, esqueci as preocupações e me permiti relaxar”, disse.

Raiane Nunes Rocha, outra mãe usuária do hospital, também expressou sua gratidão pela iniciativa: “É difícil encontrar momentos de alegria quando estamos enfrentando situações tão desafiadoras. Mas essa sessão de cinema nos deu a chance de sorrisos genuínos, de compartilhar momentos de descontração com outras mães que entendem o que estamos passando”, relatou.

O diretor-geral da unidade, Rafael Meskau, ressaltou a importância de ações como essa na promoção da humanização dos serviços de saúde.

“No Hospital Regional do Tapajós, não apenas tratamos as doenças, mas também nos preocupamos em cuidar das pessoas em sua totalidade. Essa iniciativa valoriza o aspecto humano e promove o conforto e o acolhimento dos pacientes e de suas famílias. As mães renovam suas esperanças”, comentou.

Por Ascom (Ascom)