Mulheres visitam a Maternidade antes do parto

13 votos

O primeiro grupo de grávidas e familiares visitou as dependências do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) nesta quarta. A ação chamada de "Enquanto o bebê não chega" visa amenizar a ansiedade das grávidas e também dos pais. O trabalho faz parte do acolhimento, formato criado pela maternidade em parceria com a Assessoria de Humanização, da Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau) e oferece aos casais palestras e conversas visando garantir a tranquilidade na hora do parto.

Eliane Carvalho está grávida de sete meses e ficou sabendo da oportunidade através da imprensa. Ela conta que está fazendo o pré-natal regularmente e que conhecer os processos antes do parto é muito válido. "Sei que assim, não preciso pagar um hospital particular, e posso ter minha filha sem preocupação", afirmou a futura mamãe.

O marido de Eliane, o autônomo Velber da Silva disse que está mais nervoso que a esposa. Ele disse que aguarda ansioso a filha Júlia e que enquanto isso vai fazendo de tudo para ficar calmo. "Pude conhecer a estrutura e fiquei satisfeito. Agora sabemos como funciona o processo", falou.

A dona de casa Natália Veras também relatou a ansiedade para a chegada do primeiro filho. Ela disse que espera as dores e emoções no dia do parto, mas que mesmo assim espera superar com o nascimento do filho Ícaro. "Assim podemos saber da realidade da maternidade. O parto está marcado para meados de agosto e espero que tudo dê certo", explicou.

A médica, residente em obstetrícia, Andréa Pereira disse que a visita antes do nascimento do bebê é muito importante para ajudar às mamães. "Tendo este suporte, ela (grávida) chegará orientada e sabendo como tudo acontece. A questão psicológica vale muito neste momento", enfatizou. O assessor de Humanização, Wagner Costa, disse que o apoio emocional é apenas uma, de várias medidas desenvolvidas pela unidade. "Esta ferramenta melhora o processo e nos aproxima das mães e seus acompanhantes", completou.

 

 

A idéia é fazer com que mãe e acompanhante aprendam sobre aleitamento materno e várias outras medidas simples que possam fazer com que o parto seja menos traumático. Os presentes recebem folders informativos e visitam ainda todos os setores da unidade. A expectativa é atender, neste primeiro momento, 60 mães por mês, além dos acompanhantes. Os encontros acontecerão às quartas-feiras, sempre de 10h30 às 12h.

De acordo com a diretora de ensino e pesquisa da Maternidade, Bianca Costa, é necessário o agendamento por meio do (95) 4009-4916, para que as pessoas possam participar. "De acordo com os especialistas, com as visitas teremos mães mais calmas e preparadas para o parto. Isso faz parte da humanização feita através de várias iniciativas na unidade", disse Bianca.

 

 

 

REBECA ALENCAR – ASCOM/SESAU

DATA: 13/07/10

 

PROJETO