Co-gestão: um modo de gestão participativa e inclusiva é tema de Seminário no Hospital Universitário de São Luís e Rede de Saúde

14 votos

 

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão promoveu no último dia 9 de agosto por meio do seu Núcleo de Humanização em parceria com a PNH/MS, um Seminário sobre Co-gestão, a partir do modelo de gestão participativa do Hospital Municipal Odilon Behrens de Belo Horizonte-MG, apresentado pela Diretora de Assistência daquele hospital, Drª. Yara Cristina Neves Marques B. Ribeiro. Estiveram presentes diretores, gestores de serviços deste hospital e de outras instituições do Sistema Único de Saúde do Estado do Maranhão, como a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Estadual da Saúde do Maranhão, a Maternidade Marly Sarney e o Hospital de Imperatriz.
 um modelo de fazer inclusivo e participativo
O encontro visava refletir sobre os processos de desenvolvimento da gestão participativa e co-gestão nas práticas de gestão e atenção no SUS, caminho que vem sendo paulatinamente trilhado pelo Hospital Universitário com as experimentações de rodas nos serviços para reflexão dos processos de trabalho e encaminhamentos coletivos. Outro propósito foi contar com a participação das maternidades que participam do plano de redução da mortalidade materna e neonatal, o Materno Infantil do HU, a Marly Sarney e o Hospital de Imperatriz visando troca de experiências e qualificação de gestores e trabalhadores na diretriz da co-gestão. Por último, unir a rede de saúde de São Luiz na discussão das questões que envolvem a criação da rede perinatal e da necessidade de construir pactuações e articulações entre os atores presentes sobre o sistema de saúde local.
O evento contou também com a participação da supervisora do plano para o MA e consultora da Política Nacional de Humanização pelo Ministério da Saúde, Annatália Meneses de Amorim Gomes e de Luciana Mesquita de Abreu, consultora da PNH para o Estado do Maranhão, além de aproximadamente 100 (cem) profissionais, dentre gestores do HUUFMA, além de servidores de diversos hospitais da Rede Estadual e das Redes Municipais de Saúde de São Luís e de Imperatriz.
Durante a exposição da experiência de gestão participativa naquela instituição de saúde, a Drª. Yara Cristina apontou algumas ferramentas como rodas de conversa, colegiados, conselhos de saúde e oficinas, utilizadas para incentivar a parceria entre os diferentes sujeitos (trabalhador, gestor e usuário) visando o envolvimento de todos na gestão da produção de saúde. A criação do Fórum Perinatal foi destacada como importante estratégia de organização da rede de serviços.
Houve um momento para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências entre os participantes do evento, que se mostraram entusiasmados com tudo o que foi exposto, conforme evidenciado em algumas falas:
“A troca foi esclarecedora e fortaleceu a nossa vontade de fazer a idéia circular”, afirmou a diretora da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário, Maria de Lourdes Carvalho.
“Que bom que ela trouxe o melhor. Este é um SUS que dá certo”, Iracema Sousa Santos colaboradora do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz.
Um saldo positivo do encontro foi a proposta de criação de um fórum ainda neste mês de agosto, para a discussão da Rede de atendimento à saúde da população maranhense incluindo a rede perinatal e de urgência e emergência. Os participantes se propuseram a começar os estudos da situação atual dos atendimentos para servir de base a encontros posteriores com ampla participação dos gestores, sociedade, conselhos, secretarias estadual e municipal de saúde, SAMU, trabalhadores, universidades, movimentos sociais dentre outros.
No dia seguinte, a apoiadora do plano para o Maranhão Graça e de Imperatriz, Benta, seguiram com as equipes dos hospitais e Supervisora para a visita e compartilhamento de experiências na Unidade Materno Infantil do HU e Maternidade Marly Sarney. Em seguida todos foram para a Video conferência sobre o processo da criação da rede perinatal em BH, o que contribuiu com novos conhecimentos, idéias e articulações entre todos, qualificando para as discussões e formação da rede em São Luiz a ser melhor estruturada nos próximos meses.
 
Marcela Coelho
Annatália Gomes
 
Vejam mais notícias sobre o seminário no site do HU www.huufma.br.