Banho humanizado altera rotina do Hospital Estadual no Rio de Janeiro

12 votos

 

 

A maternidade do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, localizado na baixada fluminense, coloca em prática, através de iniciativa própria, uma experiência que até então era mais descrita nos livros e pouco vista em hospitais.Trata-se do Banho Humanizado, que  agrupa as mães no momento do banho do bebê para sistematização da assistência. O objetivo principal é fortalecer o vínculo da mãe com seu bebê e orientá-la em relação aos cuidados com ele.

 

Antes disso, os banhos eram realizados sem critério algum nem horário pré-estabelecido, utilizando-se os próprios berços dos bebês como banheiras. No entanto, duas enfermeiras do alojamento conjunto da maternidade perceberam que havia um espaço físico sem muita utilização. Surgiu então a idéia, iniciando-se em março deste ano o Banho Humanizado como rotina.

Trata-se de uma proposta de Maternagem, possibilitando que as mães desenvolvam um cuidado com o filho,  que demandou poucos  recursos:banheiras novas, toalhas de rosto, baldes e espaço físico humanizado e decorado com adesivos.

As duplas entram na sala de três em três, e após  retirar as roupas dos bebês eles são “envelopados”, ou seja, envoltos em fraldas até a altura do pescoço. A partir daí,  são imersos em uma banheira com água morna e relaxante, sendo que quando ele está muito “estressado” também se pode utilizar o recurso do ofurô para ele.

Tudo isso com a participação e, mais que isso, a condução do processo pela mãe, desenvolvendo-se a autonomia desta em relação aos cuidados do bebê.

Como os profissionais acompanham os banhos apenas das duplas que estão em alojamentos conjuntos de sua responsabilidade, todos da equipe participam deste momento. Além disto, é uma forma de estreitar relações dos profissionais com as pacientes do alojamento conjunto das quais é agente de cuidados.

Adriana Loureiro, enfermeira idealizadora do projeto, se refere à experiência como “um grande laboratório de cuidados”, e junto com aenfermeira Carla Cristiane Rocha está montando  um instrumento de avaliação desta experiência.