Profissionais do HILP, em Teresina, discutem com os pais/acompanhantes a questão dos acidentes domésticos envolvendo crianças

18 votos

 

No dia 23.02.11, foi realizada no HILP, uma roda de discussão com os pais das crianças internadas, que contou com a participação do Dr. José Henrique, pediatra especialista em Gastroenterologia deste hospital. A temática foi uma sugestão apresentada pelos profissionais, dentro da iniciativa Educação para a Saúde e Cidadania, que vem sendo implementada no hospital, através de rodas de discussões semanais realizadas com os pais/acompanhantes, que tem entre outros objetivos trabalhar informações sobre o processo saúde/doença, cidadania, políticas públicas e as formas de acesso.
 
Tal iniciativa busca ainda estimular os usuários para o reconhecimento das suas necessidades de saúde e a possibilidade de expressá-las, no intuito de potencializar a autoestima e a autonomia necessária para melhoria da qualidade de vida, vislumbrando alternativas para solução de problemas e transformação da vida cotidiana.
 
Segundo o médico Christian Gauderer, “quanto mais informada uma pessoa, mais opções e escolhas terá, consequentemente mais livre irá se sentir, pois a informação liberta o indivíduo, enquanto que a desinformação perpetua o claustro”
 
O HILP é o único hospital de referência da rede SUS do Estado,  para o atendimento de crianças e adolescentes do Estado do Piauí, atendendo também Estados circunvizinhos, como o Maranhão, Pará e Tocantins. Dentre os casos clínicos atendidos ao longo da sua trajetória, vem despertando a atenção das equipes de trabalho, o relevante índice de crianças e adolescentes vítimas de acidentes domésticos.
 
Atualmente, encontram-se internadas neste hospital, três crianças vítimas de ingestão de soda cáustica, uma delas na Unidade de Tratamento Intensivo. Duas dessas crianças foram submetidas a procedimentos cirúrgicos, em decorrência de lesões provocadas no esôfago. A soda cáustica, ou hidróxido de sódio (NaOH), além do seu emprego como desinfetante, é  muito utilizada no processo de fabricação do sabão caseiro pelas comunidades rurais. É altamente corrosiva, podendo causar queimaduras, cegueira, e se ingerida, pode causar danos graves e permanentes ao sistema gastrintestinal. A sua aparência produz uma certa atração nas crianças que normalmente a confundem com o sal e/ou com o açúcar e terminam ingerindo-a inocentemente, num simples descuido dos adultos.
 
No HILP, a maioria das crianças atendidas chegaram com lesões, algumas graves com indicação de procedimentos cirúrgicos no sistema gástrico, tendo algumas delas falecido, por não resistirem ao tratamento.
 
 
Na roda realizada, o Dr. José Henrique relatou diversos tipos de acidentes domésticos que atingem as crianças, enfatizando as suas implicações médicas, sociais e legais, bem como as formas de prevenção. Nesse contexto, apontou também algumas orientações para o socorro imediato das vítimas, no intuito de evitar o agravamento das lesões produzidas.
 
 “É uma injustiça crianças inocentes passarem por todo esse sofrimento dentro de um hospital, pelo descuido e/o negligência dos adultos, quando deveriam estar em suas casas brincando e/ou estudando”, enfatizou o médico, referindo-se às crianças internadas.
 
Na oportunidade, as assistentes sociais Emília Alves e Tereza Cristina refletiram a responsabilidade dos adultos no cuidado das crianças e adolescentes, ressaltando a implicação legal na ocorrência dos acidentes domésticos de qualquer natureza. Todos os casos que chegam ao hospital, de acordo com o art. 13 da Lei nº 8.069/199-ECA são notificados para os Conselhos Tutelares e/ou autoridades competentes, para as tomadas de providências cabíveis,
 
Durante as explanações, os pais acompanhantes relataram experiências e tiraram dúvidas sobre o assunto.
 
O evento foi finalizado com o sorteio de vários brindes para os participantes, o que produziu muito contentamento entre todos.
 
A próxima roda, agendada para o dia 02 do mês de março, discutirá o tema: O papel dos pais na educação dos filhos, e terá como facilitadora Karollyne Absalão, psicóloga do hospital.