Espaço do Usuário: Uma iniciativa do SUS que dá Certo

10 votos

 

Para oferecer mais celeridade e dinamismo nos serviços prestados pelo Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), a Direção de Ensino e Pesquisa da unidade iniciou nesta quinta-feira (19), a partir das 8 horas o Espaço do Usuário, o qual servirá para ouvir pacientes e seus acompanhantes quanto ao surgimento de problemáticas dentro da maternidade. O grupo será coordenado por quatro profissionais uma Biomédica, uma Farmacêutica Bioquímica e duas Psicólogas.

O Espaço do Usuário funcionará de segunda a sexta-feira. O convite será feito em todas as alas para quem queira participar dessa roda de conversa onde serão expostos os problemas encontrados dentro da maternidade permitindo uma maior interação e protagonismo da comunidade. Alem disso, este espaço permitira uma verdadeira troca de experiencias entre os usuários e técnicos da instituição.

Ao final de cada encontro, será entregue para os participantes um questionário de satisfação, onde as pacientes e seus acompanhantes poderão ou não se identificar, informando o leito e a ala. Através deste questionário os usuários poderão classificar como é o atendimento que estão recebendo no hospital e além disso poderão sugerir algumas mudanças que possam melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa do HMI, Bianca Costa, a criação do grupo pode mudar a rotina de atendimento, assim como melhorar o trabalho de cada profissional. “Procuramos não só melhorar o nosso trabalho, mas principalmente concretizar um modelo de atendimento de excelente qualidade para as usuárias do Sistema único de Saúde (SUS)” enfatizou.

Para a diretora geral da maternidade, Ana Carolina Brito, esse é um marco histórico na atual gestão da maternidade que através de seus colegiados, com a participação de equipe multiprofissional, identificou a necessidade de uma espaço de convivência entre o usuário e a equipe de atendimento que assegure o diálogo, consequentemente a aproximação com a comunidade e satisfação do usuário.

O Espaço do Usuário é um desdobramento da segunda fase do Plano de Qualificação das Maternidades da Amazônia Legal e Nordeste Brasileiro do Ministério da Saúde (MS), que no último mês realizou em parceria com o Hospital Sofia Feldman um curso de Boas Práticas Obstétricas nas dependências da unidade.