Democracia na Saúde JÁ

7 votos

Democracia na Saúde JÁ!" – Portal Ecomedicina – 22/06/2011 17h53

   Publicado em: Portal Ecomedicina https://www.ecomedicina.com.br

  https://www.ecomedicina.com.br/site/conteudo/noticia81.asp

  HOME – NOTÍCIAS
    PELA DEMOCRACIA NA SAÚDE, CAMPANHA CRESCE E GANHA NOVO NOME  

Em cinco anos a Campanha Homeopatia Direito de Todos cresceu e, próximo da marca de 100 mil assinaturas, entra em nova fase com um novo nome: Democracia na Saúde JÁ! “A campanha foi lançada em 2006 com o nome Homeopatia Direito de Todos e por todo este tempo trabalhamos pela implantação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) como um todo, mas focado no meio homeopático. Porém, com o passar do tempo, fomos percebendo que este foco gerava, mesmo sem querer, como todo efeito colateral, uma espécie de exclusão dos demais interessados no sucesso desta política pública”, explica Hylton Sarcinelli Luz, presidente da Ação pelo Semelhante.

Segundo ele, com o desenvolvimento da campanha foi ficando claro que não era possível falar em nome do coletivo das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), nem apontar para um conceito de união da diversidade nomeando apenas a Homeopatia. “Era como se os demais fossem apenas coadjuvantes e não iguais a nós, interessados da mesma maneira e atores tão importantes quanto os usuários, profissionais e simpatizantes da Homeopatia”, analisa Hylton. Para reverter isso, a Ação pelo Semelhante foi construindo a transição com ações como a criação do portal Ecomedicina.

“Fomos aos poucos construindo a passagem para outro lugar. Começamos com a criação do Ecomedicina e aprofundando as ideias de similaridade entre fundamentos e práticas da ecologia, da Homeopatia e da democracia, tornando imperioso pensar a unidade como a própria reunião da diversidade, o equilíbrio como a sustentação do conjunto e da vida, logo inevitável agir pela preservação e respeito aos diferentes e a história de cada uma destas tradições de cultivo da vida”, detalha Hylton.

Ao divulgar experiências das diversas Medicinas Tradicionais, seja divulgando iniciativas de incluí-las na assistência pública ou aprofundando informações sobre elas para responder a númerosos e preconceituosos ataques, o Ecomedicina ajudou na aproximação da campanha com as PICs. Isso levou à criação de ferramentas de participação similares às que haviam sido desenvolvidas para a Homeopatia. “Quase sem perceber já estávamos envolvidos com os demais e criando meios para que surgissem parcerias, para que cada profissional das Práticas Integrativas pudessem se referir ao nosso trabalho como um recurso de afirmação de sua importância para a saúde pública”, destaca Hylton.

Seguindo este caminho, o Ecomedicina se transformou em um espaço para noticiar, debater, estimular e valorizar a diversidade. “Mas o abaixo-assinado eletrônico, uma de nossas principais ferramentas de divulgação eletrônica, ainda se nomeava como no início. Foi quando veio a luz o conceito de déficit democrático na saúde que nos propiciou encontrar o ponto de convergência e a nova nomenclatura para o movimento que agora se chama Democracia na Saúde JÁ!", diz Hylton.

Segundo ele, esta nova proposição para a campanha é suficientemente abrangente e explicitadora do problema. “Similar ao que desejamos quando afirmamos a questão homeopática como um direito de todos, agora efetivamente de todos, de todas as práticas de saúde reconhecidas, ou não, mas que sejam consagradas pelo uso e capazes de viabilizar o acesso a recursos de promoção, cuidado e recuperação da saúde”, completa.

indique aos amigos
compartilhe

COMENTÁRIOS (5)

GISELA OCHOA às 11:03h do dia 22/6/2011

…Nada é por acaso, surge, com a "permissão do Alto" , a energia necessária pra renovar atitudes em prol da população. 

KATYA GAYA às 08:23h do dia 22/6/2011

Olá!sou Terapeuta Florais Joel Aleixo,sempre tive esta idéia, atender o maior numero de pessoas possíveis com os Florais e dar oportunidade a mais pessoas de terem acesso a esses Divinos remédios! 

ZITHUS NETTO às 07:21h do dia 22/6/2011

Shiatsu, também! Shiatsu, também! 

JOSÉ HIPÓLITO M. às 07:20h do dia 22/6/2011

Os shiatsuterapeutas, também almejam fazer parte do rol de profissionais que democráticamente busca atender ao maior número de cidadãos brasileiros e levar bem estar e saúde, a um custo muito baixo. 

JOSÉ HIPÓLYTHUS às 07:17h do dia 22/6/2011

Por quê não se inclui nessa ‘alternatividade’ o Shiatsu? É uma terapia da MTC e que cumpre um papel similar ao da acupuntura, só que como não é invasiva (agulhas), atenderia a uma grande parte da população que tem medo de agulhas.