Saúde do Trabalhador da Saúde ganha projeto em Timbó!

11 votos

O grupo de Humanização de Timbó há tempos vem preocupado com falas constantes que aparecem na roda em relação a um projeto que contemple cuidados com a saúde do trabalhador da saúde.

Depois de diversas pesquisas com os trabalhadores tendo como foco o que poderia favorece uma melhora do ambiente de trabalho e de ações que focassem no cuidado com a saúde destes trabalhadores.

Após obter estes dados o grupo realizou um seminário de saúde com este tema contando com a fala do Consultor da PNH Eduardo Mendes Ribeiro.

Depois disso, o grupo se reuniu, aliado com representantes da gestão, em especial da atenção básica, e do NASF e construiu um projeto entitulado: 

Projeto de Ação para a Valorização do Trabalhador no Município de Timbó SC.

O projeto foi lançado durante a Conferência Municipal de Saúde do município, buscando não só a publicização do mesmo como também apoio de trabalhadores, gestores e dos usuários do SUS local.

O referido projeto tem como objetivo geral implementar a Política de Saúde do Trabalhador com vistas a Política Nacional de Humanização.

Além disso, tem como focos específicos:

  • Construção de espaços de rodas sobre questões que envolvem a saúde e o trabalho;
  • Integrar saúde e assistência social a fim de facilitar uma melhor percepção em relação aos pontos de conexão da rede de atenção do SUS;
  • Desenvolver ações de cuidado específicos ao trabalhador da saúde;
  • Envolver os trabalhadores com a PNH e seus dispositivos;

A proposta metodológica é de realizar oficinas que apostam na formação de multiplicadores para as diversas equipes de saúde para a realização de ações coletivas que envolvam a qualidade de saúde dos trabalhadores.

Temas das oficinas:

Cuidando do Cuidador

Saber Ouvir

Fluxograma Analisador

Trabalho em Equipe

Auto Massagem

Estes temas foram levantados a partir da fal dos próprios trabalhadores e através dos encontros o grupo pretende problematizar os temas e focar a questão da qualidade de vida dos trabalhadores e de saúde dos mesmos.

Além das oficinas o projeto prevê a realização de rodas de conversa com temas sugeridos pelos próprios trabalhadores.

Uma outra ação é um encontro municipal de Saúde da Família trimestralmente, 

Instituir nas agendas das equipes um dia da semana para a "Consulta do Trabalhador" que envolve não só médicos, mas os diversos trabalhadores da saúde e suas especialidades (psicólogos, nutricionistas, odontólogos, educador, físico…)

Oficina de técnica de auto relaxamento.

Descoberta de outros talentos

Educação para o exercício físico.

Mas este é apenas um começo, apostamos que o coletivo possa manter este projeto em movimento e novas propostas de ação possa surgir.

Parabéns ao grupo pelo ponta pé inicial!

Patrícia S C Silva

Blumenau SC