Prêmio Pró-Equidade em Saúde divulga lista de vencedores

11 votos

 No mês de maio do ano em curso, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde  (CONASEMS), lançou o prêmio Pró-Equidade em Saúde, com a finalidade de estimular experiências de promoção de equidade em saúde, nos municípios brasileiros, criando possibilidades de multiplicar aprendizados e  mudanças nos processos de trabalho. Ao todo foram inscritas 76 experiências de todo o páis, tendo sido classificadas 9, e três delas são do Estado do Ceará.

Denise Rinehart, assessora técnica do CONASEMS e umas das responsáveis pela avaliação das experiências, explica que ficou surpresa com a qualidade excelente dos trabalhos apresentados. “Temos que valorizar as experiências exitosas de promoção da equidade para o enfrentamento dos determinantes sociais da saúde”, afirma.

Com esse resultado, o Estado do Ceara´ se consolida mais ainda, como uma das referência do Nordeste e do pais na atenção em saúde humanizada. Quem não conhece o método Mãe-Cangurú? O Ceara´ foi o pioneiro na implantação desse método nas suas unidades de saúde, quando o Programa de Humanização de Assistência Hospitalar somente iniciou em 2000. E´ a potência  da saúde do Nordeste brasileiro.

 Segue abaixo a lista dos vencedores 

 As cinco primeiras experiências campeãs:

 Assare/CE: “Mãe valoriza a Vida: Estratégia de redução da mortalidade infantil a partir da ação intersetorial da Prefeitura, Secretaria de Ação Social e Secretaria da Saúde de Assare´,  2009 a 2010”

 Belo Horizonte: “A construção da equidade em saúde junto a população das áreas de risco elevada e muito elevada: A Experiência do Programa BH Cidadania em BH, 2002-2011”

 Porto Feliz/SP: "O Programa de reforço e qualificação alimentar – PROQUALI como ferramenta de enfrentamento dos determinantes sociais do município de Porto Feliz/SP”

 Porto Alegre/RS: "O mapa de Porto Alegre e a Tuberculose: Distribuição Espacial e Determinantes sociais”

 Rio de Janeiro/RJ: "Rede de Adolescentes Promotores da Saúde – RAP da Saúde”

 Experiências que receberam Menção Honrosa:

 Borba/AM: “O Impacto da Integração entre Vigilância em Saúde e Atenção Básica nas Ações de Controle de Malaria no Município de Borba/AM”

Porto alegre/RS: “Implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra no Município de Porto Alegre, no período de novembro 2009 a maio 2011"

 Pacatuba/CE: “Projeto Mãe Nutrida: Promoção do acesso e melhoria da qualidade de vida das gestantes e crianças no município de Pacatuba/CE – 2007”

 Sobral/CE: "Grupo de trabalho de reorganização da estratégia intersetorial de promoção da cultura de paz na família sede do município de Sobral/CE – 2009/2011”