Videoconferência vai abordar doenças de colo de útero – Roraima

12 votos
O Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM) realiza amanhã, terça-feira, 02, a partir das 14 horas, uma videoconferência sobre doenças do colo de útero. A palestra será transmitida via satélite por meio da Universidade Virtual de Roraima (Univirr) aos profissionais de saúde da Atenção Básica de todos os municípios. Este é o terceiro encontro teleconferenciado. Para o encontro de amanhã, a ginecologista Jordânia Guedelha vai ministrar a aula sobre patologia cervical.
 
De acordo Irgélia Palmeira, coordenadora técnica do Núcleo Interdisciplinar de Capacitação para Saúde da Mulher em Roraima (NICSAMURR), o curso é voltado basicamente aos médicos e enfermeiros. O trabalho de educação feito pelo NICSAMURR faz parte do pacto pela saúde, projeto do governo federal.
 
Como ainda não existem ginecologistas disponíveis nos interiores, o curso vem suprir essa necessidade e subsidiar os profissionais da ponta no atendimento. Com isso, a população ganha na melhoria do atendimento e da assistência às gestantes, pois com profissionais mais habilitados, serviços simples poderão ser realizados no município. Assim, elas não precisarão se deslocar à capital.
 
As aulas são ministradas todas as terças-feiras. Para que todos os municípios participem, a Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau) firmou parceria com a Univirr para realizar videoconferências direcionadas aos profissionais dos municípios. Na próxima semana será a vez de abordar sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis. Para o dia 16 de agosto, a médica Márcia Monteiro vai abordar temas relacionados às intercorrências clínicas do pré-natal.
 
O trabalho é uma parceria entre Secretaria de Estado da Saúde de Roraima, Universidade Virtual de Roraima (UNIVIRR) e Ministério sa Saúde, como desdobramento das atividades do Plano de Qualificação das Maternidades.
           
         ASCOM/SESAU