Espaço do Usuário completa três meses de funcionamento, com 70% de aprovação.

12 votos
O Espaço do Usuário, do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), que dia 19 de agosto completa três meses de funcionamento, tem aprovação de mais de 70% dos usuários. Das 72 pessoas que responderam ao questionário, 51 classificaram o projeto como ótimo ou bom. O projeto tem objetivo de aproximar a população da instituição. Os encontros acontecem de segunda a sexta, às 8h30, no auditório da maternidade.
 
Os estagiários circulam pelas alas informando, quinze minutos antes, sobre o Espaço do Usuário e a importância de participar das reuniões. No encontro, usuários e acompanhantes compartilham experiências e levam reclamações ou sugestões em relação aos serviços ofertados na maternidade. Gestores e comunidade conversam por uma hora.
 
Segundo o assessor de Humanização, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Wagner Costa, os problemas mais simples são solucionados durante as reuniões. Para isso, a equipe de profissionais da unidade faz o possível para que os participantes fiquem à vontade. “Com isso, nós descobrimos desejos e vontades que podem ser atendidas”, afirma.
 
Costa destaca que em três meses, os encontros têm mostrado excelentes resultados. Para a unidade aprimorar cada vez mais os serviços do SUS, é necessário a participação da comunidade. Por isso, é importante que pacientes ou acompanhantes estejam presentes nos encontros, principalmente, quem está insatisfeito com os serviços. “É bem mais fácil quando a gente resolve problemas abordados em uma roda de conversa”, diz.
 
A maior parte dos problemas é solucionada de forma imediata. Os casos mais complexos são encaminhados à direção da maternidade. Para isso, é feito um relatório no final de todo encontro com informações de todas as queixas. Para medir o nível de satisfação dos participantes, eles respondem a um questionário, podendo ou não se identificar. Nele, as pessoas avaliam vários aspectos da unidade, entre eles, a limpeza e o atendimento feito pelos profissionais de saúde.
 
RESULTADOS
 
O Espaço do Usuário foi implantado no dia 19 de maio. Nesses três meses, até a primeira quinzena de julho foram 25 encontros, com a participação de 78 pessoas. Cinqüenta e cinco participantes responderam um questionamento sobre o esclarecimento de dúvidas. 67% afirmaram ter obtido respostas para as dúvidas levadas ao encontro.
 
Esse é mais uma ação do Plano de Qualificação das Maternidades do Ministério da Saúde que apoia e supervisiona as atividadaes realizadas pela unidade. O desafio agora é estimular a comunidade a uma maior participação.
 
Esse é o SUS qeu dá certo em Roraima.