“Mister” e “Miss” Saúde

12 votos

Diálogo entre alunos e usuários do  atraves do HIPER DIA como ferramenta do sistema de informação da atenção básica que consiste no cadastramento e acompanhamento das pessoas portadoras de hipertensão e diabetes através de uma ficha com várias informações relevantes das pessoas. O contato dos alunos inicialmente se deu com o estudo e a sistematização dos dados das fichas do hiperdia de 08 micro áreas, a elaboração de gráficos e tabelas de consolidação dos dados relativos aos fatores de risco e posteriormente a análise epidemiológica dos dados encontrados.
Questões cruciais  como o que pode levar você a ter Pressão Alta? Qual a importância da Idade no desenvolvimento da condição? O que dizer do sobrepeso e da Obesidade? O que acarreta o uso de cigarro, drogas e o abuso de bebida alcoólica? Que Alimentos podem ser considerados saudáveis e como o sal ou gordura são considerados os grandes vilões?  Ter hipertenso na família, o que significa?  Como combater a falta de atividade física e que exercícios são mais adequados?  como podemos lidar melhor com o Estresse?
Respostas possíveis advindas do diálogo com a realidade vivenciada pelo grupo de alunos Poti  podem ser resumida nos dez (10)  PASSOS PARA MANTER UMA VIDA SAUDÁVEL!
1- Evite ficar parado. Caminhe mais;
2- Diminua ou abandone o consumo de bebida alcoólica;
3- Tenha uma alimentação saudável;
4- Tente evitar o estresse;
5- Mantenha o peso ideal;
6- Diminua o sal e a gordura da comida;
7- Vá às consultas regularmente;
8- Tome a medicação conforme orientação médica;
9- Não fume;
10- Nunca abandone o seu tratamento.

Seguindo o roteiro e cronograma da disciplina foi oportunizado o Contato e Análise do prontuário familiar na visita ao arquivo da USF e em planejamento conjunto  com a equipe de saúde da família o agendamento de visita domiciliar  para busca ativa de um usuário para cadastro no hiperdia e observação do ambiente e contexto domiciliar de usuária já com seqüelas de AVC, que foram realizados pelos alunos com orientação dos preceptores e equipe.
A Atividade prática de  preencher o cadastro e realizar as medidas corretas de pressão arterial, glicemia capilar, peso, estatura e cálculo do IMC e a elaboração  de uma apresentação do consolidado encontrado no estudo das fichas a ser  apresentado de forma didática aos usuários também fez parte do portifólio de atividades desenvolvidas pelo grupo. E  Como coroamento tivemos a realização de uma roda de diálogo sobre condutas de risco para as doenças cardiovasculares e formas possíveis de prevenção com atitudes previsíveis e possibilidades de mudanças no estilo de vida em prol de uma melhor  qualidade de vida.
Como produção acadêmica e contribuição criativa aceita de bom agrado pelos usuários de forma espontânea e participante, esse grupo de alunos trouxe a elaboração de uma jogo de perguntas e respostas onde foram utilizadas as cores  dos Sinais de Trânsito, cada cor com a sua representatividade e significado a ser observadas por cada participante da comunidade:
Verde – significa o que é saudável. O que é permitido
Amarelo – o que serve de alerta – merece uma maior atenção
Vermelho – conduta de risco – portanto deve se evitar..
A Escolha do Mister e Miss Saúde foi o ponto de encerramento da atividade de intervenção.como resultado do diálogo da  turma com os usuários foi possível construir o consenso para a escolha daquele e daquela pessoa que soube se conduzir melhor diante dos sinais e demonstraram atitude proativa contra os riscos para o adoecimento trabalhados de forma dinãmica, portanto por merecimento sendo escolhidos o “Senhor” e “Senhora” Saúde. Com o objetivo de se tornarem exemplos  para os demais paticipantes.

Vivenciando a realidade – depoimentos
… Fiquei impressionado com o tamanho da organização da USF, no âmago da quantidade, em si, de dados presentes naquelas fichas…
…Isso me fez perceber o quão importante é a atenção básica…
…Também discutimos sobre o tema da nossa intervenção e através de votação decidimos que falaremos do HIPERDIA e começamos a estabelecer o cronograma de atividades para a intervenção…
…Ao chegar na USF estavam presentes um grupo de hipertensos para fazer cadastramento nas fichas do…
…O HiperDia foi selecionado, tendo em base a grande quantidade de hipertensos do bairro…
… participamos do cadastro dos hipertensos. Desse dia gostei muito, por poder entender na prática de onde vem todos aqueles dados no ministério e secretarias de saúde…
…Nesse dia, também, vi como o certo desconhecimento da população em relação aos procedimentos e certas dietas mal feitas podem prejudicar o desenvolver de doenças…
… Durante esse momento pude conversar bastante com aqueles que eu cadastrava… já que enquanto eu preenchia a ficha ia questionando sobre os hábitos de vida da pessoa e ela me contava coisas além…
…Ao final desse processo, nos sentamos em uma roda e começamos a ter uma conversa informal com o grupo, discutindo aspectos dos hábitos de vida…

…Cada aluno pôde participar ativamente desse processo. Com o auxílio de alguns profissionais da unidade, fizemos aferição de pressão, medida da circunferência abdominal, pesagem e medida da altura, além de preencher a ficha …

…Utilizando dados do SIAB…
…Quanto aos dados, decidimos pegar duas micro áreas de cada uma das quatro áreas existentes em FC, de forma que as duas micro áreas deveriam pertencer a populações de níveis socioeconômicos distintos…
…A partir disso, começamos a construir os dados. Esses sendo oriundos das fichas da própria unidade, as quais estavam muito bem organizadas e estruturadas…
… parte da turma ficou envolvida em digitalizar os dados e construir as planilhas e a outra parte em planejar a forma de apresentação desses dados para a comunidade…
…Esses dados servirão para traçarmos um perfil epidemiológico da situação de hipertensão no bairro de Felipe Camarão…
…Fazer um estudo do perfil epidemiológico das micro áreas da USF FC II (sexo, idade,IMC,  fatores de risco, etc.)…
… tal perfil será mostrado a comunidade no dia da intervenção…

…Também fizemos incursões na comunidade! A visita ao domicílio da Senhora F foi muito boa, por podermos constatar as realidades encontradas na comunidade…
… E num segundo momento fomos visitar o arquivo da unidade, lá observamos a organização dos prontuários, feito por área e cores. Conhecemos a ficha A e os prontuários de algumas famílias…
… E vi a importância da organização dos prontuários e das fichas para o acompanhamento das famílias…
…Saímos para fazer a visita domiciliar em grupos com os responsáveis por cada área, meu grupo visitou… Hipertensa com seqüelas…
….Vimos como é feita o acompanhamento das famílias…
…Visitamos uma família em que havia 3 membros hipertensos, a mãe, o pai e um dos filhos…
… Retornamos da visita domiciliar a UBS e fizemos uma breve discussão sobre o que cada subgrupo pode presenciar em sua visita…

…Divididos em grupos, fizemos o planejamento das ações de intervenção através da análise dos dados coletados anteriormente…
…Identificar a micro área a ser estudada; organizar os dados coletados em planilhas eletrônicas…
… criamos os gráficos, alimentamos as tabelas e elaboramos os jogos pra serem feitos no dia..
…elencamos quais os fatores de risco que proporcionam esses problemas, decidimos o que realmente vamos fazer…

 

…O nosso grande momento na disciplina, a intervenção, foi um sucesso…
…Realizamos nossa intervenção no dia 21 deste mês, tendo início às 14h: 35 min., primeiro houve um alongamento com os monitores…
…Iniciamos com uma sessão de alongamentos em duplas, em seguida fizemos uma palestra apresentando os dados recolhidos em nossos estudos sobre a hipertensão no bairro de Felipe Camarão…
…houve uma explicação sobre a hipertensão arterial e o índice de hipertensos na área de cobertura da UBS Felipe Camarão Básica…
…a população interagiu bem com a palestra, depois fizemos um jogo relacionado com alimentação das pessoas que possuem essa doença…
…fizemos também uma dinâmica sobre tipos de alimentos e o quanto eles contribuíam ou não para a saúde do hipertenso, associando-os às cores de um sinal de trânsito…
…Para finalizar elegemos dois representantes dentre os hipertensos, o Mr. e a Miss. Saúde…

Concluindo…
…Foi dessa maneira que colocamos em prática… Essa disciplina, que propõe coisas muito valiosas…
…Nessa discussão foi unânime a opinião de que é essencial conhecer a realidade e o meio…
…Foi muito interessante acompanhar tão de perto esse processo… Sem dúvida foi uma experiência marcante para cada um de nós, alunos….
…SACI e POTI abriram meus olhos para realidades que eu não conhecia…
…Uma dessas constatações que fizemos diz respeito a dois aspectos…
… Ter esse contato com o SUS e a ESF logo no inicio do curso…
… e que ao longo da minha carreira como médica…o trabalho em equipe é fundamental tanto para conseguirmos realizar as  tarefas…
…apoiarmos uns aos outros…
… Foi muito interessante essa troca de saberes…
… nos fortalece e capacita a  perceber o conhecimento que a comunidade tem  sobre o que pode e o que não pode…
…E fazermos uma breve reflexão  a respeito da relevância de se conhecer o contexto em que essas famílias estão inseridas…tendo a  compreensão de suas condições de saúde…
…. como “Senhores” e “Senhoras”’ da saúde e nos unirmos aos militantes pela causa da  Qualidade de Vida.