CCIH realiza dinâmica na II Semana de Controle de Infecção Hospitalar do HUT

12 votos

Profissionais de saúde do Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha participaram nesta terça-feira, 07 de agosto, de uma dinâmica de higienização das mãos realizada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da unidade. Todas as clínicas do HUT participarão da ação que visa reforçar a importância da lavagem correta das mãos, considerada a medida mais simples e eficaz na prevenção e controle da infecção hospitalar.

A atividade é feita com o funcionário de olhos vendados, para que ele possa sentir melhor o procedimento e não perceba a tinta vermelha utilizada em substituição ao sabão líquido”, explica Luciana Silveira, da CCIH do HUT. E, acrescenta que, após executar todos os passos indicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – para higienizar as mãos, o profissional observa se ficou algum resíduo indicando se as mãos não foram devidamente lavadas.

Com a dinâmica, os participantes também tiveram a oportunidade de ganharem prêmios pela participação. A ação faz parte da II Semana de Controle de Infecção Hospitalar, que ocorre entre os dias 06 e 10 de agosto. O evento conta com diversas atividades no HUT além de palestras no auditório da FIEPI, com cerca de 200 profissionais e estudantes de Saúde. E tem por intuito elevar ainda mais o conhecimento e a conscientização dos vários riscos de transmissão de infecções no ambiente hospitalar.