UBS Vila São José – Unidade pioneira no Rio Grande do Norte na preparação para integração à Rede Amamenta Brasil

20 votos

INTRODUÇÃO:

Este projeto de intervenção foi realizado pelos doutorandos do curso de Medicina da UFRN: Flávia Fernandes, Ithalo Medeiros e Vital Pedro dos Santos, ao final do estágio supervisionado de saúde coletiva na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila São José em Macaiba/RN e traz a temática de aleitamento materno (AM) como embasamento diante da ampla vivência com o assunto ao longo do estágio. O AM é a estratégia isolada que tem o maior impacto na redução da mortalidade infantil, podendo evitar 13% das mortes por causas preveníveis em menores de 5 anos em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef, cerca de 6 milhões de crianças são salvas por ano graças ao aleitamento materno exclusivo (AME).  Diante dessa realidade a Rede Amamenta Brasil surge como uma das estratégias de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno que propõe aumentar os índices de aleitamento no País a partir da circulação e troca de informações, capacitando os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde para que se tornem agentes de mudança no ensino e aprendizagem do AM e para uma prática integralizadora. O objetivo geral deste projeto é preparar a equipe da UBS Vila são José para integrar a Rede Amamenta Brasil, através de certificação. Os objetivos específicos são capacitar a equipe sobre a temática, propor atividades adicionais de promoção ao AM, melhorar os índices de aleitamento na área de abrangência da UBS.

METODOLOGIA:

Foi aplicado um questionário com as mães com filhos até 2 anos de idade e com a equipe da UBS para caracterizar o nível de conhecimento em AM. A média de acerto dos profissionais foi de 70% e a média de AME até os 6 meses foi de apenas 20%. Foi, então, realizada uma capacitação com toda a equipe sobre AM, ministrada por dois profissionais experientes no tema. Foi ainda realizada uma oficina para a equipe ministrada pelos doutorandos com o objetivo de orientar sobre a Rede Amamenta Brasil e os critérios a serem seguidos para receber a certificação

 

 .

Durante a oficina foram apresentadas novas iniciativas de promoção ao AM: utilização de um vídeo do ministério da saúde sobre AM a ser exibido para todas as gestantes do terceiro trimestre, as quais receberão um carimbo (“Eu sei amamentar”) no cartão de pré-natal; utilização de um fluxograma de atenção à dupla mãe-bebê preconizado pelo ministério da saúde; adesão a um checklist de visita domiciliar puerperal e ao recém-nascido a ser preenchido pelo ACS com classificação de bebê de risco e bebê em perigo; utilização de materiais educacionais para a população (álbum seriado e manual de AM e uso de medicações) e apresentação aos materiais produzidos pelos próprios doutorandos para orientação sobre alimentação complementar.

Por fim, a equipe foi orientada sobre o preenchimento do formulário SISVAN-WEB para formação dos indicadores de alimentação da área de abrangência da UBS. 

CONCLUSÃO:

A partir das atividades acima realizadas, a equipe da UBS Vila São José tornou-se capacitada sobre o tema AM e atuará de forma cada vez mais efetiva em ações de promoção e educação com a população o que, por si só melhorará os índices em AM das usuárias. Além disso, a equipe tem excelentes condições de receber a certificação da Rede Amamenta Brasil após preenchimento das fichas do SISVAN por 3 meses, seguido da avaliação por um tutor do programa. Esta será a primeira unidade do município de Macaíba, assim como do Estado do RN, a fazer parte desta inciativa do Ministério da Saúde.