Integração Entre Educação e Saúde na Escola

16 votos

Mensuração de altura e peso em uma escola, coordenada por pessoal da saúde.

 

 

 

 

 

       

 

 

Como proposta da disciplina de Psicologia da saúde ,volto novamente a escrever na rede humaniza SUS, sobre a integração entre educação e saúde na escola. A discussão desse assunto surgiu a partir da leitura do artigo de Lisete Regina Gomes Arelano apresentado no I Seminário sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde (Brasília, 2006).

       Dentro da escola, não é diferente acreditamos que a mesma é um espaço para desenvolver atividades educativas, visando à qualidade de vida e educação para a saúde. Portanto, ela tem a responsabilidade da prevenção.  “A prevenção em saúde exige uma ação antecipada baseada no conhecimento da historia natural, a fim de tornar improvável o progresso posterior da doença” (LEAVEL E CLARK, citado por CZERESNIA, p.4)
      Por isso, o programa de prevenção deve começar com a identificação precisa da população-alvo, isto é, quais as suas necessidades, valores, ideologias, questões políticas. Contudo, muitos programas sociais estão sendo desmantelados, principalmente quando se troca de administração. Lembro da época do meu ensino fundamental, quando existia a visita de dentistas que falavam sobre a prevenção da cárie,  aplicavam flúor e mostravam quais alimentos eram saudáveis para uma boa dentição. Hoje as escolas usam a área da saúde para tratar de temas que envolvam seus alunos, tais como como drogas ,gravidez na adolescência, etc..
    Para campos (2006), ” a finalidade do trabalho em saúde é alcançar graus relativos maiores de saúde.” Assim, as atividades em saúde no espaço escolar devem favorecer uma ação mais reflexiva e crítica sobre o conceito de saúde, com investigação de demandas e temas pertinentes à comunidade escolar, particularmente às crianças e jovens que dela fazem parte.

Referências Bibliográficas:

MATTOS, R. A. Desafios das Políticas de Promoção da Saúde Locais. IN: I Seminário sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde. Anais. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
CAMPOS G. W. S. Clínica e Saúde Coletiva compartilhadas: teoria Paidéia e reformulação ampliada do trabalho em saúde. In: Minayo C,et al., organizadores. Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec; 2006.
CZERESNIA, Dina. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção Cad. Saúde Pública,  Rio de Janeiro,  v. 15,  n. 4, Out.  1999 .  Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102311X1999000400004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 24 Ago 2012.