Oficina inicia integração da Humanização e Saúde do Trabalhador

11 votos

Chegou ao fim, o evento que reuniu profissionais das Coordenações de Humanização e de Saúde do Trabalhador dos estados da Região Norte – Pará, Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e Amapá, mas as idéias propostas e discutidas durante os dois dias de oficina foram reforçadas.

A 1ª Reunião de Trabalho sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) e o Eixo Saúde do Trabalhador e a 1ª Oficina Regional sobre Valorização do Trabalho e do Trabalhador de Saúde aconteceram simultaneamente e foram realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública, através da Coordenação Estadual de Humanização em parceria com o Centro Estadual de Saúde do Trabalhador – CEREST/PA.

A oficina, que contou com a participação efetiva dos representantes dos sete estados da região Norte, e dos municípios de Santarém, Marabá, Parauapebas, Santa Izabel e Belém, discutiu um trabalho unindo a saúde do trabalhador e a humanização pela primeira vez dentro da Política Nacional de Humanização.

O estado do Pará, sede do encontro, foi o primeiro estado brasileiro a levantar a proposta de discussão sobre da Saúde do Trabalhador com relação à política de humanização, com enfoque na região norte.

O trabalho tem um tema tão interessante que despertou o interesse do Ministério da Saúde, que encaminhou três técnicos da PNH – Maria Elizabeth Mori, Fábio Hebert da Silva e Sandra Aguiar – para que participassem do evento, que teve como metodologia a utilização de rodas de conversa e a co-gestão.

O resultado desse primeiro momento de integração foi a pactuação desses estados para que aconteça um novo encontro, nos dias 11 e 12 de dezembro, também em Belém, para dar continuação aos trabalhos, além de estender o grupo da região Norte, para a região da Amazônia Legal, o que englobaria o Maranhão e o Mato Grosso na conversa.

Até o encontro de dezembro, os estados se comprometeram a registrar fotograficamente, os pontos positivos e negativos abordados durante os dois dias de oficina, para ilustrar a realidade dos espaços de trabalho em cada estado.

Além disso, a rede norte estará em constante socialização através de um portal de discussão que está sendo criado para integrar as equipes integrantes dessa rede, com o objetivo de discutir uma mudança no atual modelo de gestão baseado na hierarquia e autoritarismo, por um modelo moderno baseado na co-gestão, onde todos são co-responsáveis pela realização da atenção ao usuário do SUS.