HumanizaSUS mobiliza trabalhadores da saúde em Belém- PA

13 votos

Na próxima quinta-feira, 23 de outubro, a Política Nacional de Humanização promove um dia de incentivo e valorização dos trabalhadores da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. 
A atividade vai possibilitar o resgate e mobilização de ações humanizadas e discussão de  estratégias para melhorar o atendimento e qualificar o contato com o usuário. Cerca de 400 trabalhadores da saúde vão participar dessa iniciativa da equipe de humanização da Santa Casa, em três diferentes turnos.
De acordo com a coordenadora da Política Nacional de Humanização na região norte, Terezinha Moreira, será também momento para implantação do dispositivo acolhimento e formação de grupos de trabalho em humanização. “Esperamos mobilizar os trabalhadores e envolver todas as áreas técnicas para que, sensibilizados, sustentem a humanização na Santa Casa”, afirma.
Norte da Humanização 
A região norte é uma das prioridades da PNH, com base no princípio da equidade no SUS. O estado do Pará tem se mobilizado de forma intensa, e cidades como Parauapebas, Ariquemes, Marabá, Tucuruí, Altamira e Oriximiná já contam com atividades de humanização da saúde.
Em Belém, há cerca de dois anos havia uma coordenação de humanização na secretaria municipal priorizando o trabalho nas urgências e emergências. Em setembro deste ano, a cidade foi sede de uma  oficina sobre  saúde do trabalhador envolvendo todos os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador(CEREST) e também os colaboradores da humanização da região norte. “A atividade foi produtiva pois Cerest e humanização discutiram juntos e obtivemos encaminhamentos para um próximo encontro em dezembro”, afirma um dos coordenadores da oficina e consultor da PNH, Fábio Hebert. Os quase 50 participantes devem levantar as necessidades dos trabalhadores de saúde até a próxima oficina, para, a partir dessas necessidades, revisarem os planos de trabalho. 

HumanizaSUS: um reencontro na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará
Dia 23/10, quinta –feira
Em três diferentes horários, às 9h, 15h e 19h
Auditório da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará
Belém – PA