Humanização no Hospital do Trabalhador – Curitiba

11 votos

 O Hospital do Trabalhador realizou nos dias 6 e 7 de novembro o V Encontro de Humanização com o tema “TODOS JUNTOS POR UM CAMINHO MELHOR”.

O encontro teve como objetivo um momento de parada para reflexão sobre as ações desenvolvidas durante o ano no hospital. O evento teve no primeiro dia palestras temáticas, motivacionais e no segundo dia identificado como: “Cuidando de quem cuida” com atividades voltadas para o corpo e mente, como ginastica laboral, controle nutricional, cabeleireiro e ações para a auto estima.

Também no segundo dia do evento é feito a “operação caça talentos” quando é possível identificar junto aos profissionais atividades que desenvolvem (para relaxar) além da sua profissão como pintura, origame, bordado, tapeçaria, música.

Neste ano foi possível observar uma dupla de funcionários que gravou um CD, e um teatro produzido pela equipe de higienização demonstrando o dia-a-dia do hospital com nome “Quem somos. Para onde vamos”.

O HT já implementou diversas ações de humanização como a visita aberta em datas comemorativas e todo primeiro domingo do mês, orientação ao acompanhante garantido por lei, direito ao acompanhante em casos específicos.

Acolhimento no ambulatório, que ocorre desde agosto de 2006, e no pronto socorro sendo implementado. Acompanhante em sala de parto, horário diferenciado de visitas para crianças e acompanhado por profissional. Espaços e atividades alternativos como brinquedoteca, solário, reiki para os funcionários.

Em outubro de 2007 foi criado o horário de visita noturno na UTI geral dando oportunidade aos familiares de mais uma opção para estarem próximos das pessoas que amam e oferecerem conforto para aqueles que estão longe do convívio social.

O grupo de humanização do HT tem reuniões regulares quinzenais para acompanhar e sustentar os projetos desenvolvidos, debatendo constantemente cada nova ação, sempre observando com as equipes o impacto decorrente, para o êxito de ambos os lados envolvidos, profissional e usuário. Desenvolve também, ao longo do ano, palestras oficinas vivenciais sempre objetivando a integração e a conquista do trabalho.

O ano de 2008 foi voltado para ações ao trabalhador de saúde, onde foram realizados oficinas e palestras, e o grande projeto culminou com um questionário diagnóstico onde os funcionários puderam fazer sua exposição criando um canal de comunicação aberto com o grupo de humanização e a direção do hospital. A partir deste trabalho várias propostas já estão sendo projetadas para aproximar o colaborador da humanização do HT.

O evento envolveu mas de 350 profissionais, do próprio hospital, de unidades de saúde da região e de outros hospitais.