Secretária de saúde do Pará visita a Mostra HumanizaSUS durante o Fórum Social Mundial

13 votos

No segundo dia de Fórum Social Mundial, a secretária de saúde do estado do Pará Laura Rosset visitou a Mostra Interativa HumanizaSUS, na Universidade Federal do Pará. A coordenadora da PNH na região norte Teresinha Moreira e o coordenador de humanização no estado Guilherme Martins acompanharam a representante do governo que afirmou ser acertada essa parceria entre a PNH e a secretaria de saúde.  “É muito importante se falar em temas complexos como co-gestão, de forma clara, acessível e interessante. ” afirmou ela na manhã desta quinta-feira, durante a visita à exposição.
A mostra recebeu também a responsável pela humanização de um importante serviço de saúde do Pará, o  hospital Ofir Loyola, que conta com um grupo de trabalho de humanização formado por dez profissionais. Segundo a psicóloga Laydes Barros, após a formação do GTH, a qualidade do atendimento melhorou e os participantes do grupo são os maiores responsáveis pela sensibilização dos demais profissionais do serviço de saúde.

HumanizaSUS no estado
A formação de apoiadores da PNH no estado teve início no ano passado, com as oficinas de sensibilização que envolveram 120 trabalhadores de saúde de todo o estado. Agora está em curso a formação de apoiadores, com 30 desses profissionais, ligados aos principais pólos regionais de saúde.
Em 2009, a prioridade de trabalho da equipe de humanização da secretaria estadual de saúde é o fortalecimento dos princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização, fomentando a rede de saúde e fortalecendo o compromisso de gestores e trabalhadores na implantação do HumanizaSUS. Atualmente, todas as unidades de saúde de referência em atendimento especializado contam com um GTH, que está presente também em cidades do interior como Paraoapebas, Santarém e Marabá.
De acordo com a psicóloga do grupo de humanização Ana Cristina Salgado, priorizar esse dispositivo desperta nos trabalhadores o sentido e a necessidade de humanização. “Através da articulação nesses GTHs, o coletivo fica fortalecido. Se os trabalhadores não acreditarem na humanização, é impossível avançar.” afirma ela, que é também professora da Universidade Estadual do Pará.
Outro traço da humanização nos serviços de saúde do Pará está no fato de que os nove hospitais regionais do estado foram construídos levando-se em consideração a ambiência dos espaços para promover melhor fluxo de trabalho.   
O próximo curso de formação de apoiadores está previsto para o mês de março.

Para outras informações da participação da Política Nacional de Humanização no Fórum Social Mundial, clique aqui.