A Maternidade Dona Evangelina Rosa em Teresina no compasso da PNH

12 votos

A Maternidade Dona Evangelina Rosa, desde novembro de 2007, começou a ensaiar os primeiros passos da Política Nacional de Humanização – PNH. Ao longo do tempo, trabalhadores, usuários e gestores, vem se envolvendo gradativamente, aprimorando a gestão participativa e a valorização das pessoas, enquanto protagonistas desta dança coletiva. Este movimento tem levado a priorização da co-gestão, da ambiência, e do acolhimento como diretrizes e dispositivos complementares neste processo de humanização da atenção e gestão em saúde na Maternidade. Compartilhamos neste texto algumas ações e resultados observados no cotidiano.

No intuito de fomentar a política e articular redes criando as bases para a gestão participativa, foi criada a Câmara Técnica de Humanização – CTH, com a participação multidisciplinar, de vários setores da unidade. Oficinas de sensibilização sobre a PNH foram realizadas com mais de 50% dos profissionais, acelerando o compasso da dança.
Outras ações e projetos se somaram compondo o ritmo da saúde/valorização dos trabalhadores e criando espaços de encontro: ginástica laboral, festividades comemorativas, cursos visando o desenvolvimento de competências profissional e pessoal, acompanhamento psicológico, dentre outras. O projeto “Saúde é Vida” surge com o intuito de valorizar, resgatar a auto-estima, favorecer integração das pessoas, sendo voltado para a qualidade de vida dos trabalhadores.
Direcionado para a nossa usuária de longa permanência, com intercorrências gravídicas, e cunho sócio-terapêutico, tem sido realizadas atividades como: exibição de filmes, pintura em cerâmica, palestras etc. Está em fase de implementação uma “enfermaria social” destinada à acomodação de usuárias, residentes em áreas mais distantes e/ou em início de trabalho de parto, que permanecem no aguardo do momento do parto. A criação da ouvidoria, caixas de sugestões e pesquisas de satisfação possibilitam que trabalhadores, usuárias/familiares e gestores expressem suas idéias, críticas e sugestões na implementação da humanização e melhoria das práticas de atenção e gestão.
A PNH dentro da maternidade vem tomando cadência.  Mudanças na ambiência estão sendo processadas, como a climatização de todas as enfermarias e áreas de entrada/recepção, reformas nas UTI adulto e neonatal, refeitório e outras. Rodas de gestão para discussão dessas melhorias e dos processos de trabalho estão sendo criadas a cada dia.
A implementação do acolhimento em toda a unidade e da classificação de risco na admissão tem sido um desafio. Oficinas e rodas de conversa foram iniciadas com os trabalhadores, levantamento de dados sobre a demanda e necessidades, conversas sobre a atuação de cada trabalhador na equipe, construção do conceito, reflexão dos principais problemas e facilidades à sua implementação. Os trabalhadores como: recepcionistas, enfermeiras(os),  médicos(as), assistentes sociais, psicólogos(as), telefonistas, maqueiros e outros estão afinando passos nesta dança, em diferentes rítmos.
Esta é uma dança que envolve todos os sujeitos, onde cada um tem sua contribuição para a humanização como uma forma de ser e de fazer saúde que dignifica a vida. Para este movimento, o compromisso e a participação dos gestores, notadamente do Dr. Passos, Diretor da Maternidade, do Comitê Estadual de Humanização, dos parceiros e outras unidades e serviços de saúde da rede, têm colaborado e tornado este gingado mais animado e dinâmico. Temos ainda tido o privilégio de contar com o apoio da Dra. Annatália Gomes, Consultora da PNH/MS, nossa grande mestra e amiga, que tem com muita maestria, competência, solicitude e habilidade, contribuído conosco para a sintonia do nosso compasso HumanizaSUS.
Cabe à CTH, participar, estimular, convidar, sensibilizar, se envolver, se entregar neste rítmo. Acreditamos nesta dança, a de mãos dadas, onde todos se olham, se tocam e se comunicam, buscando uma sincronia. Tornamo-nos dançarinos de uma política que busca a plena valorização da nossa usuária e de nós trabalhadores enquanto sujeitos que só precisamos acertar o passo. A PNH é uma música que embala um SUS que dá certo.
 
 
Câmara Técnica de Humanização da MDER