O Grupo de Estudos em Saúde Coletiva….de Ijuí/RS para o mundo na defesa do direito a saúde……

11 votos

O Grupo de Estudos em Saúde Coletiva (GESC) assenta-se nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), quais são – universalidade, integralidade e equidade na defesa do direito a saúde a todas as pessoas no território nacional.

Nesta perspectiva, o GESC é constituído de estudantes da graduação e pós-graduação Lato e Stricto sensu vinculados a Unijuí e de trabalhadores de saúde, egressos desta Universidade, da área da saúde e afins. O mesmo está sob a coordenação indireta de docente da área de saúde coletiva. É um grupo aberto e operativo, conforme o que referenciam os autores Zimmerman e Pitchon Riviere. Atua em auto e co-gestão a guisa da teoria de Gastão Wagner de Souza Campos e de Paulo Freite. Caracteriza-se pelo estudo da saúde coletiva e movimento estudantil na área da saúde.

Desta forma, o GESC tem como objetivo atuar como espaço ético, estético e político de estudo, discussão e atuação no campo da saúde coletiva, produtor de novas subjetividades, imbricado com processos de mudanças em saúde, principalmente no que se refere à formação acadêmica, em consonância aos princípios e diretrizes do SUS na defesa da vida.

Para tanto, participa dos Conselhos Municipal de Saúde, Regional de Saúde e de Saúde do Trabalhador, da Comissão de Integração Ensino – Serviço da 17ª.  região de saúde e estadual. Atua em parceria com o Diretório Central dos Estudantes e Centros Acadêmicos. Realiza vivências na realidade do SUS visando à formação novos atores na promoção de saúde e defesa desta como um direito intransferível. Desenvolve ações de promoção da saúde no âmbito do controle social, da atenção e gestão e da formação em saúde, através da participação nas instâncias colegiadas supracitadas e nos projetos junto a Incubadora Solidária, na perspectiva da saúde, mas que atuam na geração de renda e de que o trabalho é subjetivante e promotor de saúde, bem como no Projeto Qualidade de Vida e Prevenção ao uso de Drogas em parceria com o Amor Exigente de Ijuí. E participa da Associação de Saúde Mental de Ijuí (Assami), na promulgação da desmistificação dos preconceitos sobre esse estrato populacional e promoção de saúde. Ainda, o GESC integra o Fórum Gaúcho de Estudantes na Área da Saúde.

São referências de estudo para este Coletivo, autores do campo da saúde coletiva, tais quais: Gastão Wagner de Souza Campos/Unicamp/SP (gestão em saúde; grupalidades, produção de sujeito/subjetividades; apoio); Dário Frederico Pasche/Unijuí e MS/PNH (princípios e diretrizes do SUS); Liane Beatriz Righi/UFPel e MS/PNH (Redes de atenção em saúde; atenção básica; saúde e desenvolvimento; apoio); Regina Duarte Benevides (grupalidade)/UFF/MS/PNH; Gustavo Tenório Cunha/Unicamp/SP e PNH (clínica ampliada, atenção básica); Émerson Merhy (proceso de trabalho em saúde); Ricarbo Burg Ceccim/UFRGS (formação em saúde); e autores do LAPPIS (Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde)/UERJ/RS e LAPSO (Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social)/USP/SP; Marco Akermann (promoção da saúde); Luis Carlos de Oliveira Cecílio (Modelos tecnoassistenciais em saúde).

Por fim, atua considerando o atravessamento da educação como processo sine qua non para operar mudanças em saúde, no que propõe a política nacional de Humanização, no acessibilidade e acesso ao sistema de saúde, na garantia do direito a saúde.