Artigos sobre Humanização em Revista Virtual da Universidade de Coimbra

11 votos

Em junho de 2008 ( 18 a 21/06),  aconteceu o Colóquio "Caminhos de Futuro: Novos Mapas para as Ciências Sociais e Humanas", na Universidade de Coimbra, organizado pelo Centro de Estudos Sociais (CES), da Faculdade de Economia de Coimbra/Portugal, em comemoração dos 30 anos do CES. Este evento foi divulgado na época em post enviado por nós ( atualmente pode ser consultado em nosso blog)

No âmbito do "Workshop Pré-Colóquio", atividade em que foram apresentadas comunicações por doutorandos de diferentes Universidades e países, as  consultoras da PNH/Ministério da Saúde, também doutorandas da Fiocruz/Recife e UFMG/Belo Horizonte, marcaram presença com trabalhos sobre a PNH, o SUS e a realidade brasileira.

Estas produções foram publicadas em revista eletrônica do CES/Univers. de Coimbra, e aqui divulgamos para "nossa" Rede HumanizaSUS, a revista e os trabalhos apresentados durante o Pré-Colóquio.

Conforme palavras em introdução ao site da Revista: "Editados pelo Centro de Estudos Sociais desde 2008, os e-cadernos ces são uma publicação trimestral com arbitragem científica que reúne textos resultantes de conferências, seminários e workshops, assim como textos de pesquisas efectuadas no âmbito de programas de formação avançada e de projectos de investigação científica. Trata-se de uma publicação electrónica que será, ocasionalmente, editada em suporte papel."

https://www.ces.uc.pt/e-cadernos

 

Convidamos à leitura deste e-cadernos ces, em especial dos artigos: 

– Gestão e subjetividade: a dupla tarefa da produção de saúde e da produção de sujeitos no Sistem Único de Saúde -SUS /  Bernadete Perez Coelho ( Recife)

– Impactos da violência urbana no trabalho em saúde: construindo uma cultura de paz e humanização do trabalho no campo da saúde pública / Ana Rita Trajano ( Belo Horizonte)