CONHECENDO AS EXPERIÊNCIAS NA REDE DE SAÚDE DO MUNICIPIO: Promovendo a saúde através da Arte em Panatis

13 votos

Aos idealizadores da Tenda do Conto:
Jacqueline Abrantes e Equipe

Nossa pesquisa sobre a TENDA DO CONTO foi um sucesso. Dedicamos a você e sua equipe as considerações finais do nosso trabalho para aprovaçao na disciplina de Política de Humanização em Saúde do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O prolongamento da vida é uma aspiração de qualquer sociedade. No entanto, a conquista só é real na medida em que se é agregado à qualidade aos anos adicionais de vida. Qualquer atividade de promoção à saúde destinada aos idosos deve levar em conta a capacidade funcional, a necessidade de autonomia, de participação, de cuidado, de auto-satisfação de cada indivíduo, devendo abrir campo para a atuação da equipe multidisciplinar com a elaboração de novos significados para a vida na idade avançada. A Tenda do Conto caracteriza sua importância para a saúde como uma experiência exitosa na humanização do SUS, contribuindo de forma significativa para a mudança comportamental da população, através da importância de promoção à saúde em detrimento das práticas curativas. Isto ocorre então de modo singular, garantindo a conservação da cultura e dos costume locais, e acima de tudo promovendo a formação de uma equipe capaz de visualizar seus usuários, não apenas como um número de prontuário ou uma doença, mas como um indivíduo com nome, história de vida e que está inserido em um contexto social.
É importante destacar que não há restrição sobre a idade, os jovens também sentam na cadeira e contam suas histórias, comprovando cada vez mais a importância e a influência positiva da Tenda na vida de todos os que se envolvem. Pois como diz a idealizadora do projeto Jacqueline Abrantes: “Por mais que eu explique o que é a TENDA, só sabe quem participa.”

ALUNAS:
LIVIA SAMILA BEZERRA BORGES
MARINARA ELAINE SAYURE MORAIS CABRAL
SANDRA MARIA DA SILVA VITAL
SHIRLEY CRISTIANE DOS SANTOS CUNHA
SUE-ELLEN PATRICIA MORAES SANTOS