SEMINÁRIO SOBRE POLITICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO NA FACULDADE CATHEDRAL DE BOA VISTA/RR

11 votos

A proposta de realização do Seminário sobre a Política Nacional de Humanização surgiu a partir de um estudo em sala de aula, na disciplina Psicologia da Saúde, onde se debateu os princípios, dispositivos e diretrizes da PNH. Durante os estudos, os alunos do 8º semestre do Curso de Psicologia da Faculdade Cathedral, perceberam a necessidade de ampliar os conhecimentos a cerca das políticas públicas de saúde, que trazem novos modos de gestão e atenção em saúde, e que demandam um processo de transformação, que deve iniciar-se ainda graduação e manter-se como um processo de educação continuada após a inserção profissional no mercado de trabalho.
O seminário aconteceu no dia 31 de outubro de 2012, no auditório da Faculdade Cathedral. Ao final do Segundo Módulo do Curso de Formação de Formadores para a Politica de Humanização que está acontecendo em Roraima, os consultores Jamison Nascimento, Rosário Portela, Sérgio Aragaki e Cecilia Marques, falaram sobre PNH, seus princípios, diretrizes e dispositivos; Acolhimento e Clinica Ampliada.
Participaram do evento acadêmicos dos cursos de saúde da Faculdade Cathedral e outras instituições de ensino superior no Estado.
Seminário teve o objetivo de despertar o interesse dos acadêmicos e profissionais da saúde sobre o tema. Apresentar/discutir, ainda no processo de formação, os princípios, diretrizes e dispositivos da Politica Nacional de Humanização da Gestão e Atenção a Saúde; Construir trocas e saberes; Direcionar reflexões para a importância de uma formação voltada ao modelo biopsicossocial; Despertar a consciência cidadã dos acadêmicos e; Contribuir para a construção de um SUS mais humanizado, resolutivo e acolhedor.

Agradecimentos especiais a Professora Deise Dani, aos consultores do MS e a toda Turma do 8º semestre de Psicologia (da qual faço parte) que não mediu esforços para realização do Seminário.