O Desenvolvimento do GTH no município de Timbó-SC

10 votos

O presente trabalho apresenta a experiência realizada nomunicípio de Timbó-SC, na temática da humanização na saúde; seus objetivos principais foram o de elevar a autoestima e a motivação de funcionários da instituição, desencadear o entrosamento das equipes de profissionais e funcionários e despertar as equipes para uma nova postura em relação aos usuários.

Como desafio para o SUS em alcançar suas diretrizes: integralidade, equidade e universalidade, a Política de Humanização propõe fortalecer o compromisso em garantir a qualidade nas ações e serviços da saúde pública.

A Secretaria Municipal de Saúde lançou em 2005o Grupo de Trabalho de Humanização_GTH , com a proposta de oferecer um tratamento de saúde digno e eficiente à população de Timbó, estabelecendo novas relações entre os trabalhadores , gestores e  usuários.

Foi criado 01Grupo de Trabalho de Humanização – GTH no município, com o objetivo de difundir os princípios norteadores da PNH, compostos por gestores etrabalhadores de saúde, para divulgar, fortalecer e articular as iniciativas humanizadoras existentes, melhorando a comunicação e a integração do serviço.
O GTH do município realizava Encontros mensais onde se discutia a ambiência, o acolhimento, a comunicação, o trabalho em equipe, enfim. Discutíamos sobre as diretrizes da PNH e o funcionamento edesenvolvimento  destas nos serviços de saúde.
No intuito de criar e fortalecer habilidades, o GTH promoveu Encontros e Capacitações, para a formação dos trabalhadores de saúde. De acordo com as necessidades do sistema, buscou-se aprimorar a capacidade dos trabalhadores de saúde, para promover mudanças organizacionais em favor de uma maior eficiência do setor da saúde.
Compreendia-se a importância de fomentar e aperfeiçoar as relações interpessoais na área da saúde sob a perspectiva de que é na relação com o outro que o homem se humaniza.
O trabalho procurou valorizar a participação dos envolvidos através das atividades interativas, relato de experiência e repasse das informações sobre o Grupo de Trabalho de Humanização. Os resultados obtidos foram: a Formação do Grupo de Trabalho em Humanização; a realização de oficinas com a participação de servidores, abordando conteúdos e temas relacionados à PNH.