Religiões Afro-Brasileiras e o processo de humanização da saúde

9votos


 


REDE NACIONAL DE RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS E SAÚDE – SP



INFORMA


****SEGUNDA, 02 DE JUNHO DE 2008.



Na próxima sexta-feira dia 06 de Junho, tem início em Bertioga o II Encontro de Núcleos da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde com atuação no Estado de São Paulo.
A Rede tem neste momento mais uma oportunidade de se encontrar e tomar decisões importantes á cerca dos temas saúde no terreiro e saúde da população negra. Será uma reunião de trabalho, para tomada de decisões conforme proposição do III Seminário Paulista, realizado na Cidade de São Paulo em Outubro de 2007 em parceria com a UNICID/Universidade Cidade de São Paulo  e com apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
No ano de 2008 a Rede já realizou vários atos políticos que comemoravam o Dia Mundial de Saúde; o I Encontro de Núcleos em Piracicaba, ocasião em que foi lançada a Campanha de 2008: Ano para a Humanização e a Promoção da Saúde Espiritual, Física e Social e um conjunto de seminários e reuniões temáticas com foco na atuação do Terreiro enquanto espaço da comunidade.
O II Encontro de Núcleos da Rede tem início com lançamento do Colegiado de Pontos Focais, criado junto ao Mapa da Rede no Estado de São Paulo, para indicar com quais cidades e lideranças a Rede interage na atualidade. Sabe-se que de 2003 quando a Rede foi criada, á 2007 quando acontece o III Seminário Paulista, o debate sobre saúde no terreiro alcançou um montante de 25 cidades, por meio de parcerias efetivas entre o poder público e o povo de santo. Se quer celebrar a importância deste número projetando os próximos passos, informa a coordenação do encontro.
As ações do Governo Federal, a ampliação do trabalho no Estado de São Paulo, a metas de UNGASS, a realização do VII Congresso Brasileiro de Prevenção, as ações do Projeto Xirê/Prevenção de Aids na Roda dos Orixás, o balanço das ações da Rede e o seu futuro na relação com o poder público são algumas das ações que marcarão o evento. Mas a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo é a principal convidada do encontro. Os Sacerdotes e Sacerdotisas de Religiões Afro-Brasileiras irão dialogar com o Estado sobre a operacionalizaçã o do Plano Estadual de Saúde aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde, pois nele, consta entre outras, o reconhecimento dos terreiros como núcleos de promoção de saúde.
O encontro tem fim no domingo, com louvores á Iemanjá e a patuação de uma agenda de compromissos para curto prazo.


Quer saber mais sobre a Rede. Acesse o blog
http://www.religrafosaude.blogspot.com/


 


Contatos:


Estado de São Paulo: saudenoterreiro@yahoo.com. br
Secretaria Executiva: semireligafro2007@yahoo.com. br